Search

O que é Overclock


Esta postagem pode não fazer muito sentido num blog sobre jogos. E realmente não faz. Coloquei ela para aqueles que não sabem descobrirem o que é o Overclock para fazer em seus aparelhos e também conhecerem os riscos. Não me responssabilizo se algum louco tentar pegar um 386 e tentar tranformar em um Core i7 e estragar tudo. Fazer Overclock em qualquer aparelho causa a quebra da garantia feita pelo fornecedor (se ela existir).

Vamos ao que interessa. O que é Overclock? Basicamente overclocking consiste em mudar as configurações do hardware para que ele funcione em uma velocidade superior a aquela para qual ele foi projetado.

Você pode fazer um overclock desde um processador 486 até placas de vídeo. Esses equipamentos foram projetados para poderem ser usados em uma faixa de velocidade acima do especificado sem que seu funcionamento fosse comprometido. Na verdade, dizem que não existe uma linha de produção separada para cada tipo de processador; todos são fabricados iguais e recebem a faixa de freqüência de operação quando são testados. Assim, o fabricante pode ter certeza que o seu produto irá funcionar dentro dos limites que ele estabeleceu (geralmente inferiores aos que foram testados).

Mas vale a pena ressaltar que, mudando suas características muito acima do que foi estabelecido, os componentes podem ser permanentemente danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.