Search

Como usar o DosBox


Como prometido, hoje eu vou ensinar a vocês como rodar ou jogo ou aplicação antiga de Dos no programa DosBox. Primeiramente, baixe a versão mais recente do programa na página do desenvolvedor. Instale o programa e siga quaisquer intruções que mostre na tela.

Após instalado ele irá criar um grupo no menu Inciar com nome "Dosbox 0.xx". Selecione, e em seguida vá em "Options > Dosbox 0.xx Options" e clique. O bloco de notas vai abrir. Dessa até o final do arquivo. Você verá que a penúltima linha tem escrito "autoexec". Clique lá no final depois da última linha. primeiro escreva "mount x c:\" (sem aspas, é claro), onde "x" é o disco que você quer acessar pelo programa. Geralmente é o "C", mas no caso de você ter mais de um disco ou partição, coloque a letra que desejar. No meu caso ficou "mount c c:\". Você pode também colocar uma unidade de cd caso deseje, nesse caso você bota na próxima linha "mount x e:\ -t cdrom", onde "x" é a letra da sua unidade de cd-rom.

Está quase pronto. para complementar coloque na próxima linha "c:" e na seguinte "cls". Salve e está pronto! Agora abra o DosBox. Se tudo deu certo, deve ter uma única linha escrito "C:\>" no DosBox. Navegue pelos diretórios através do comando "cd", colocando "cd dirname". Depois basta apontar para o executável e voila! Seu jogo Dos rodando perfeitamente no Windows.

Se algum jogo ficar muito rápido, você pode usar a combinação "Ctrl + F11" para diminuir a velocidade do jogo, mas se ficar muito devagar, você pode aumentar a velocidade "Ctrl + F12". Você também pode jogar em tela cheia, dando um maior realismo com "Alt + Enter". Você pode sair do programa tanto fechando a janela quanto escrevendo "exit". Lembre que o DosBox não reconhece caracteres especiais (como espaço, virgula etc) e o nome dos arquivos ou diretórios não podem ter mais de 8 caractéres. Trata-se de uma limitação do própio Dos. Bem galera, até o próximo tuto!

Um comentário:

  1. Estou tendo problemas do DOSBox reconhecer nomes de arquivos com caracteres superiores ao código 128.

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.