Search

Homenagem aos 25 anos de Metroid


Bom galera, em comemoração ao 25 anos de Metroid, venho mostrar a vocês este pequeno artigo que fala um pouco sobre ele e sua evolução. Retirado do blog Arkade.

No último final de semana – mais precisamente no sábado, dia 6 de agosto – completaram-se 25 anos do lançamento do primeiro game da série Metroid. Iniciada em 1986 para o Nintendinho, a franquia já passou por quase todas as plataformas da Nintendo. Relembre na sequência alguns dos grandes momentos de Metroid!

Com mais de 10 jogos lançados, a temática da série Metroid evoluiu, mas manteve sua essência: você controla a caçadora de recompensas Samus Aran em uma eterna batalha contra os Space Pirates, malfeitores que utilizam Metroids – organismos alienígenas que parecem águas-vivas gigantes – modificados geneticamente para espalhar o caos pela galáxia. Ação, plataforma e a busca por upgrades (com essenciais backtrackings) são algumas das marcas registradas da franquia.

Com o passar o do tempo, a série se dividiu em dois subgêneros: a série principal que é composta basicamente por jogos de ação e plataforma, e a série Prime, que leva a mitologia do game para o gênero FPS.

A cronologia da série é um pouco confusa, com games recentes que remontam fatos antigos e servem de ligação entre os clássicos da série. A lista a seguir foi organizada de acordo com a data de lançamento dos games, e não com a ordem cronológica da franquia.

Metroid (1986)

O game foi um marco na história dos games por dois motivos: além de ser o primeiro game da série, foi um dos primeiros games onde o personagem principal era uma mulher! E o mais legal é que você só descobria isso no final do game, pois durante toda a aventura o traje espacial de Samus não dava nenhuma pista de quem estava lá dentro.

Metroid II: Return of Samus (1991)
Após alguns anos de ausência, Samus Aran volta à ativa em um game exclusivo para o GameBoy. Embora apresente um visual mais fraco por conta das limitações da plataforma, o game manteve a ação da série intacta e a jogabilidade viciante que se tornaria outro dos grandes pontos fortes da série.

Super Metroid (1994)

Samus Aran chega ao Super Nintendo em um game que se tornou rapidamente um clássico, visto que trouxe melhores gráficos, jogabilidade e trilha sonora para uma série que já contava com milhares de fãs. Novas armas e habilidades foram acrescentadas ao arsenal da personagem, que desta vez tinha que encarar inúmeros desafios em sua busca pelo líder dos Space Pirates, para recuperar uma larva Metroid.

Metroid Fusion (2002)

Após vários anos longe dos holofotes, Samus é novamente recrutada para uma missão no GameBoy Advance. O game é cronologicamente o último da série, e acompanha a protagonista em uma pesquisa por um laboratório espacial, onde ela descobre diversos fatos importantes sobre a vida dos Metroids, conhecimento fundamental para quem quer entender a história completa da saga.

Metroid Prime (2002)

Primeiro game tridimensional da série, Metroid Prime iniciou a sub-franquia que deixa o estilo plataforma side scroll de lado e se aventura pelo gênero FPS. Marcando o debute da série no GameCube, a série Prime teve algumas sequências e spin offs em plataformas variadas (para o Nintendo DS existe até um jogo de pinball!). Em 2009, a trilogia principal Metroid Prime foi lançada em uma coletânea para Nintendo Wii, com a jogabilidade totalmente adaptada ao Wiimote.

Metroid: Other M (2010)

Planejando dar um novo fôlego à série e resgatar o estilo de ação e plataforma dos primórdios da franquia, a Nintendo se juntou ao Team Ninja (famoso pela série Ninja Gaiden) e à D-Rocket para fundar o Project M, time que cuidou do desenvolvimento do mais recente game da série. O resultado é um game que mistura elementos de plataforma e FPS com ação em terceira pessoa. A Samus tagarela acabou descaracterizando um pouco a personagem, mas ainda assim, os gráficos e a jogabilidade de Metroid: Other M brilham no Nintendo Wii.

Vale lembrar que além de protagonizar a série Metroid, Samus Aran ganhou fama pelo mundo e é constantemente vista em “carne e osso” graças ao trabalho de cosplayers. A heroína participou de outros games da Nintendo, como Super Smash Bros. Brawl. Ao lado de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, a série Metroid se destaca na biblioteca da Nintendo, e completa o trio de principais games próprios da empresa.

Embora não haja nenhum novo game da série Metroid em desenvolvimento, vamos torcer para que a Nintendo não deixe Samus engavetada por muito tempo, e que as novas plataformas da Nintendo – o 3Ds e o vindouro Wii U – recebam novos games desta franquia clássica. Parabéns, Samus Aran e Metroid, pelos 25 anos de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.