Search

O fantástico Lego - Por Arkade


Bom, vocês podem falar: "É muita falta do que fazer postar uma matéria sobre lego num blog de games!". Pode até ser, mas o Lego é um clássico, muito bom, e quem nunca teve um? São os melhores quando o assunto é brinquedo de encaixar. Tem gente fazendo todo o tipo de coisa com eles, basta olhar para a imagem acima e você vai entender do que eu falo. A matéria a seguir foi tirada do site Arkade, espero que curtam.

Antes de falar sobre os games, vamos voltar no tempo e descobrir como foram criados estes bloquinhos que fazem a alegria de crianças (e também de muitos marmanjos!). As primeiras peças de Lego foram criadas no longínquo ano de 1932, por um carpinteiro dinamarquês chamado Ole Kirk Christiansen.

Por conta da grande crise de 1929, a demanda pelos produtos e serviços de carpintaria do Sr. Christiansen andava bem fraca naquela época. Como ninguém mais encomendava móveis e coisas do tipo, ele decidiu aproveitar seu tempo livre para inventar brinquedos, atividade esta que começou como um simples hobbie.

Em 1932, o Sr. Christiansen estava trabalhando em um novo tipo de jogo que misturasse a inventividade dos quebra-cabeças com a mobilidade dos brinquedos tradicionais.Esta ideia o levou a criar pequenos bloquinhos de madeira que podiam ser encaixados uns nos outros. Estavam criados os “avôs” do Lego tal qual conhecemos hoje.

Somente dois anos após inventar os bloquinhos foi que o carpinteiro decidiu dar um nome para a sua criação. Em 1934, ele batizou sua pequena companhia de Lego, uma aglutinação da frase “leg godt”, que no idioma dinamarquês significa algo como “brinque direito”. Coincidentemente (ou não), a palavra Lego também pode ser traduzida do latim para algo semelhante a “eu monto”.

especiais Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Em meados da década de 40, as lojas de brinquedos foram invadidas pelos Kiddicraft Self-Locking Building Brick, tijolinhos de montar fabricados e patenteados no Reino Unido. O brinquedo era bastante semelhante ao Lego dinamarquês, mas com um grande diferencial: eram feitos de plástico, material que é muito mais maleável e otimiza a produção em grande escala.

Empolgado (ou enciumado) com o sucesso dos tijolinhos ingleses, o (ex-)carpinteiro tratou de estudar minunciosamente o brinquedo concorrente. Em 1949, ele largou a madeira, investiu em maquinário importado e criou os Automatic Binding Bricks, praticamente os pais das pecinhas de Lego que temos hoje.

Já no início da década de 50 as peças de Lego passaram pela sua última reformulacão significativa, o que tornou-as praticamente universais com todas as variações de Lego posteriormente fabricadas. Acredite, se você pegar uma peça de Lego lançada em 1953 e outra que acabou de sair da loja, elas vão se encaixar perfeitamente!

Bom, para resumir a enorme evolução da empresa, atualmente o grupo Lego já possui fábricas ou lojas em mais de 140 países – inclusive no Brasil – e gera mais de 10 mil empregos ao redor do globo. A variedade de produtos só cresceu, e hoje temos pacotes específicos para montar cidades, castelos, naves espaciais, dinossauros, navios pirata e mais uma infinidade de coisas.

Clique aqui para ver o resto da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.