Search

Sobre a Lucas Arts


Bom pessoal, hoje eu vou focar na Lucas Arts. Vocês não sabem, mas eu sou um grande fã da Lucas Arts, adoro seus filmes e os seus jogos. Como você deve saber, George Lucas e a sua empresa Lucas Film produziu grandes filmes como a quadrilogia Indiana Jones e a série mundialmente famosa Star Wars. Ele decidiu entrar em outras áres além do cinema, no videogame. Simplismente ele fazia jogos de seus própios filmes, pra que melhor? Em 1982 ele criou a Lucas Arts, responsável pela produção de jogos.

No início ele fez uma parceria com a Atari para produção de jogos, e o primeiro jogo que surgiu dessa parceria foi Ballblazer. Esse ainda não era um Adventure, mas calma que já chegamos lá. O primeiro Adventure produzido pela Lucas Arts foi Maniac Mansion, este teve duas versões. A primeira era Maniac Mansion, onde você estava na pele de Dave e escolhia dois de seus amigos para ir em uma perigosa missão de resgate a sua namorada, Sandy. O que eles não sabiam é que o Dr. Fred (que raptou Sandy) estava sobre o controle de um meteoro maligno. Existe no jogo o Tentáculo Verde (o bom) e o Tentáculo Roxo (o mau). Você tem cinco maneiras diferentes de fechar o jogo, e os personagens que você escolhe vão determinar qual maneira será.

Logo depois de Maniac Mansion veio Zak McKracken (que inclusive eu traduzi e tem para download a tradução aqui no blog), que era um jogo onde um jornalista que mora em São Francisco recebe o trabalho de fazer uma matéria sobre um esquilo de duas cabeças e uma invasão alienígena. Infelizmente ambas as notícias são verdadeiras, e Zak é um dos quatro escolhidos para deter esta invasão alienígena. Para isso ele deve montar uma máquina, o problema é que suas peças estão espalhadas por todo o globo.

Porém, o melhor jogo da série para mim, é Monkey Island (A ilha dos Macacos). Ele é um jogo bem no estilo Piratas do Caribe. No primeiro jogo, você (Guybrush Threepwood) é apenas um rapaz que deseja virar um pirata. Para tal, ele deve encontrar um tesouro escondido na Ilha, derrotar a meste Espadachim e pegar o Ídolo fabuloso. Na busca ao idolo Fabuloso ele acaba se apaixonando pela governadora da cidade, Elaine. Ela acaba sendo raptada pelo pirata morto-vivo sanguinário LeChuck. 

No segundo jogo da série, Guybrush agora está a procura do tesouro Big Whoop. Você começa em uma ilha dominada por um tirano chamado Largo LaGrande. Por sorte, Guybrush consegue fugir (com a ajuda de uma veiticeira Vodu, que aliás aparece também no primeiro jogo), porém mais problemas virão. 

No terceiro jogo você transforma sua namorada Elaine em ouro com um anel amaldiçoado de Lechuck. Vou contar até aqui, apesar de ainda ter o 4 e o 5.

Depois aidna veio Day of the Tentacle e alguns jogo de Indiana Jones (Last crusade e o Fate of The Atlantis). Vou falar um pouco de Day of the Tentacle, ele é a continuação do Maniac Mansion. Dessa vez você é o Bernard, e tem dois amigos que não apareciam no primeiro jogo, Hoagie e Laverne. Dessa vez o Tentáculo Roxo bebe um lixo tóxico que sai da mansão do Dr. Fred e virá um gênio insano do mau. Você recebe uma carta do Tentáculo Verde com o pedido de ajuda, e vai a manção para ajuda-los. Por engano, Bernard liberta o Tentáculo Roxo e ele sai para escravizar a humanidade. Dr. Fred manda Hoagie e Laverne para o passado e para o futuro (respectivamente) em 200 anos. Bernard permanece no presente. Infelizmente, a imitação de diamente que o Dr. Fred usou para construir a maquina se estilhaça e eles ficam presos no passado e no futuro.

Não podemos deixar de lado Sam & Max, um jogo policial onde um coelho (Max) e um cachorro (Sam) investigam o desaparecimento de duas aberrações de circo, Trixie (a mulher girafa) e Bruno (um pé grande de verdade). Você controla o Sam e o Max te acompanha, ele tem algumas utilidades durante o jogo. A medida que você fala com as pessoas, decobre novos lugares para investigar e tem novos lugares para ir. O jogo é um pouco dificil, mas vale a pena jogar.

O penúltimo jogo que eu vou falar é... Full Throttle! Em termos de gráfico e animação, Full Throttle estava bem afrente do seu tempo. A movimentação dos personagens e a animação são simplismente perfeita. Nesse jogo você é um motoqueiro chamado Ben da gangue dos Pole Cats, mas os caras acabam apagando você e enganando o seu grupo fazendo eles irem embora e te deixarem lá. Você acorda dentro de uma lata de lixo, pega sua moto. No meio do caminho, a sua roda dianteira solta e você sofre um grave acidente no meio da estrada. Uma mulher chama Maureen "Mo" Corley cuida de você e de sua moto. Você tem que achar algumas peças apra consertar a sua moto na cidade. Por ai segue a aventura, depois disso você tem que atravessar uma ponte quebrada, vai parar em outra cidade, o pai de Mo (o velhinho) é assasinado (ops, Spoiler!).

E para fechar com chave de ouro, Grim Fandango! Grim Fandango tem uma mecânica diferente de outros jogos da Lucas Arts. Ele é um jogo 3D com o fundo do cenário 2D. Você controla o boneco com o teclado e interage chegando perto dos objetos. Você é Manny e está no mundo dos mortos, trabalha para orientar quem morre que caminho seguir. Seu sonho é se tornar um vivo novamente, e se cumprir uma cota seu sonho se realiza. Você acaba descobrindo que é tudo uma grande mentira, mas por sorte vem alguém disposto a te ajuda. Gráficos arrazadores, e este é para Windows!

Bom galera, é isso ai. Recomendo que vocês joguem todos esses jogo (sim, são todos ótimos!) nas suas férias. Você vai ter muito o que fazer com tantos jogos pra zerar. Eu já fechei quase todos eles, mas mesmo assim vou joga-los denovo nas minhas férias. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.