Search

A História do Videogame


Fala galera! Hoje o post vai ser sobre a história dos videogames. Os videogames existem desde os anos 70, mas de lá para cá foi uma enorme evolução. Os jogos passaram de quadrados sem forma para gráficos tridimencionais em alta definição. Leia esse pequeno artigo e entenda tudo que aconteceu de lá para cá.

O primeiro videogame, se é que podemos chamá-lo assim, foi desenvolvido em 1962, por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do Instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Baseados em protótipos de vários equipamentos, eles decidiram criar algo útil para suas horas vagas. Nasce assim, o primeiro jogo eletrônico: o Spacewar.

Após um período de dez anos, o primeiro videogame passou a ser vendido nos Estados Unidos. Era o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972. O Odissey foi comercializado no Brasil no final da década de 70. Tendo sido fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo. Essa foi a época “negra” do videogame, na qual os jogadores tinham que ter bastante imaginação, pois quadrados na tela significavam pessoas, naves, etc.

Um pouco depois do lançamento do Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari. Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console Atari 2600 é considerado um símbolo cultural dos anos 80 e um fenômeno de vendas. Após a quebra da Atari no início dos anos 80, a Nintendo começou a erguer seu império. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, que foi rebatizado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob o NES, foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong, por exemplo.

Enquanto a Nintendo crescia e se consolidava como a maior no mundo dos consoles, a SEGA, outra empresa japonesa, também se desenvolvia. Para concorrer com o NES, a empresa lançou o Master System.

Sabendo que não iria ultrapassar a Nintendo na guerra dos 8 bits, a SEGA desenvolveu um novo console, de 16 bits: o Mega Drive. A líder, Nintendo, obviamente entrou na disputa e lançou um dos maiores sucessos de toda a história do videogame: o Super NES. Este é um dos clássicos episódios da história do videogame. Enquanto o console da SEGA tinha mais jogos, o da Nintendo era mais avançado e possuía melhores gráficos. Afinal, quem nunca ouviu falar da disputa entre Mario e Sonic, Nintendo e Sega, respectivamente?

Após essa longa disputa, entra uma nova e forte concorrente no mundo dos games: a Sony, dando início também, à uma nova geração de consoles. Nesse momento, a SEGA lançou sem muito sucesso seu 32 bits, Saturn. A Nintendo surpreendeu todo o mundo anunciando o N64, com gráficos de 64 bits! Outro importantíssimo fato é o lançamento do Playstation, da Sony, que por possuir uma grande biblioteca de jogos, tornou-se o líder da geração, com 100 milhões de consoles vendidos.

Por se recente, a penúltima geração dos videogames é conhecida até mesmo pelas crianças. O fantástico Playstation 2, da Sony, lançado no ano de 2000, o qual continuou a história de sucesso do PlayStation, passando a ter mídias em formato de Dvd. O GameCube, da Nintendo, sendo o sucessor natural do N64 em 2001, e a novidade Xbox, da gigante dos softwares Microsoft.

A mais recente geração de consoles se resume nos três lançamentos das mesmas fabricantes da geração passada. A disputa entre o Playstation 3, da Sony; o Wii, da Nintendo; e o Xbox 360, da Microsoft; parece que vai durar um bom tempo. Se a Sony preferiu esperar (e muito) para lançar seu PS3 com gráficos futuristas, a Nintendo conta com seu gigantesco acervo de games antigos, além de uma forma inovadora de se jogar. A Microsoft também possui uma enorme experiência no mundo dos softwares, o que pode lhe dar significativas vantagens nessa disputa.

Os videogames possuem tanto sucesso na atualidade, que de 1999 a 2004, a indústria dos games faturou 21 bilhões de dólares, mais que duas vezes o faturamento de todos os filmes de Hollywood no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.