Search

Emulador de GBA para celulares comuns!


Fala pessoal, dando uma olhada pelo site dos caras que criaram aquele emulador de Super Nintendo que eu postei aqui no blog, encontrei outra façanha, uma emulador de Gameboy Advance para celulares comuns com Java. Eu sempre achei que só era possivel em Symbian, e nesses celulares que rodam aplicativos sem necessidade do Java.

Bom, o emulador funciona mesmo, eu já testei. A velocidade em um celular normal é de 3 a 5 fps. Muito pouco. O emulador roda sem som, mas dá pra jogar (se você tiver paciência de ficar 10 minutos esperando entrar no menu). O projeto foi feito mais como um teste, para mostrar que é possivel, mas não viavel.

O Java para celular é lento porque ele é um sistema virtual, ou seja, é como se ele já estivesse sendo emulado pelo celular. Então é como se fosse uma dupla emulação, por isso fica tão lento. Pra você ter uma idéia, até mesmo sistemas mais simples como Gameboy e Nes que tem emuladores completos e com som para celular, tem que usar Frameskip pra ficar jogável.

Como usar

Para poder joga nele, você deve pegar a Rom que você quer (ex: Sonic Advance.gba) e renomear para rom.gba, em seguida abra o arquivo do emulador (link no fim) igba_544.jar com o WinRar. Depois de aberto, clique com o botão direito e seleciona "Adicionar arquivos para compressão", seleciona a rom.gba e em seguida dê ok e ok. Pronto, agora é botar no celular e jogar, ai vocês falam os resultados nos comments.

Controles

Start - 5
A/B - 7/9
L/R - 1/3
D-Pad - Direcional

Downloads

Apenas o emulador.
Emulador + já com Pokémon Emerald pronto pra jogar.
Emulador + jogo leve pra teste (celulares fracos)

OBS: Muita gente está perguntando se roda no aparelho X ou Y, eu peço que por favor, parem de fazer esse tipo de pergunta. Eu não tenho como responder se vai funcionar em determinado celular, a única forma de saber é baixando e testando. Se o seu celular for Touch Screen, tiver resolução inferior a 320x240, ou não instalar jogos com mais de 1mb, é pouco provável que vá rodar.

50 comentários:

  1. podes fazerum up do emulador com um jogo kualker eu n tou a conceguir abrir o jar com o winrar embora ja o tenha feito com outros o winrar reecuxaxe a abrir este ficheiro

    ResponderExcluir
  2. Ai alguns jogos já prontos:

    pokemon emerald

    http://www.4shared.com/file/NOH-RPSl/igba_544_pokemon.html

    bits ball wal (jogo bem leve)

    http://www.4shared.com/file/8Dla9dnW/igba_544_bits_ball_wal_300.html

    ResponderExcluir
  3. oi vc nao poderia fazer um mod para leros roms , porque estalar nao da alguns jogos ficam muito grandes , falo igual o mod do java gera . obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi, infelizmente quem fez aquele mod no JavaGear não foi eu e sim Ganish, então não tem como.... Alguns celulares não suportam o JAR muito grande infelizmente :(

    ResponderExcluir
  5. não dá pra configurar as teclas não?

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO PELA DICA EU ACABEI DE COLOCAR O EMUL. NO MEU CELULAR

    ResponderExcluir
  7. O MEU TA APARECENDO UMAS PALAVRA INGLES COM US NUMEROS INCIMA E JA PASSOU UNS 10 MINUTOS

    ResponderExcluir
  8. anônimo, baixe esses que eu deixei no primeiro comentário que ja foi testado e está funcionando.

    ResponderExcluir
  9. fiz tudo certinho,entro sem problemas ai aparece essa mensagem: important the switch at the top is over to the left, you must move it to the right to continue. esperei um tempão mais nao sai disso

    ResponderExcluir
  10. fiz tudo certo seguindo as instruções mas quando abro o arquivo no meu celular da erro no aplicativo clico em detalhes e diz q tem problema com o null pointer

    ResponderExcluir
  11. @ anônimo 1: você tem que substituir o arquivo rom.gba conforme diz nas intruções acima. Tente instalar as versões que já estão com jogos que eu botei no primeiro comentário.

    @ anônimo 2: como eu disse na postagem, não é compativel com todos os celulares.

    ResponderExcluir
  12. Pega no nokia asha 303?ele é touch e tem teclado qwerty

    ResponderExcluir
  13. gabriel - acredito que sim, agora não esquece de colocar a rom igual eu falei no tutorial. Se não conseguir, procure o comentario acima que eu coloquei roms prontas já com jogo e baixe.

    ResponderExcluir
  14. No meu aparece umas letras e nao sai

    ResponderExcluir
  15. Olha no meu nokia c3 a rom do final fantasy tatics pega mas fica o nome
    game boy
    nintendo
    e nao sai me ajuda a e bits ball que vc postou nao pega a e eu ffiz um mod desse emulador que agora pega roms de super nintendo me diga como posto no media fire e eu posto

    ResponderExcluir
  16. mande para o meu email como anexo que eu upo e coloco o link aqui na postagem. OBS: Meu email pode ser encontrado em sobre > contanto na parte de cima do blog.

    ResponderExcluir
  17. Pega no nokia asha 202 ?

    ResponderExcluir
  18. anônimo 1 - Não sei, eu não tenho mas nenhum celular com java, então não tenho como testar mais essas coisas, mas deve funcionar, celular nokia é ótimo para essas coisas.

    anônimo 2 - a imagem que você vê do jogo é resultado de 60 quadros de animação desenhadas em 1 segundo. frameskip vai pular quadros, então ele vai desenhar apenas 30, 15, 5, 1 quadro por segundo. Isso deixa o jogo mais rápido, pois reduz o tempo gasto "pintando" a imagem na tela, porém a animação dos objetos no jogo fica bem menos flúida.

    ResponderExcluir
  19. O gabriel c tem face cara?

    ResponderExcluir
  20. quais são os cotroles do igba ou como botalos o meu e nokia asha 202
    abriu o menu e depois n consegui da start

    ResponderExcluir
  21. como da start game pq aqui apertei todos os botoes e não sai do menu

    ResponderExcluir
  22. O igba pega no nokia c2-02?

    ResponderExcluir
  23. Cara fui eu quem fez o mod do jgba que pega snes mas as teclas nao pega vou tentar comfigura e depois envio a e os creditos para kenryuakuma do argim.net

    ResponderExcluir
  24. eutestei no lg domeu amigo e rodou mas e muito lento

    ResponderExcluir
  25. rodou obits ball wal mostra o jogo mas nao da start

    ResponderExcluir
  26. alguen poderia fazer um mod para abrir os roms gba no celular

    ResponderExcluir
  27. Pfv poderiam postar o emulador ja com o pokemon esmerald ou outro jogo em um outro servidor sem ser o 4shared e media fire, pos meu pc quebrou e estou tentando baixar pelo celular mais no 4shared não da :/ antes dava mais atualizou o site, Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente esse link do mediafire: http://www.mediafire.com/download/b35ta7d52wday1a/igba_544_pokemon.jar

      Excluir
  28. Quando eu inicio o aplicativo no meu Nokia C3 ele para no aviso de left e right e continue isso é normal ou tenho q apertar algum botão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe o emulador já com jogo e veja se o problema persiste. Você tem que seguir o tutorial que eu botei para adicionar um jogo, caso contrário só vai ficar nessa mensagem mesmo.

      Excluir
  29. Desisto fazer os botoes do mod igba snes pegar um cara achou um beta do j2mesnes que pega aqui o link tem que se cadastra http://wap.argim.net/descargar/1837899/ traduzo jogos java meu apelido la kenryuakuma

    ResponderExcluir
  30. o emulador mostra o menu do jogo mas nao da para começar a jogar so fica 1fps

    ResponderExcluir
  31. Nao da pra baixar direto no celular???

    ResponderExcluir
  32. esse emulador pega no nokia c2-01?

    ResponderExcluir
  33. o emulador roda perfeitamente fiz algumas imagens do finalfigh one no meu celular mais nao cei postar as imagens al quem poderia mi a judar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode upar em um site de upload de imagens (photobucket, imageshack, postimage) e colocar o link no comentário ou pode mandar a imagem pro meu email (gab.dark.100@gmail.com) que eu coloco no post.

      Excluir
  34. Eii eu botei no meu asha 305 so q ele n sai do menu tentei varias vezes esperei e n da em nd... E quando faço o tutorial da erro no aplicativo "null pointer"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe os arquivos que já vem com jogo e testa pra vez se vai funcionar, se der problema então é o seu aparelho.

      Excluir
  35. ese emulador tambem roda no celular motorola ex118 rodou alguns jogos rodaram nomaximo 5 FPS

    ResponderExcluir
  36. No nokia asha 205 pega ou tem que baixar no computador e passar pro celular(nokia 205 não tem cabo USB) o que faço.?! Pega ou não sou um fã de pokemon mas nao tenho dinheiro para comprar um celular melhor então.tem como ou n ?

    ResponderExcluir
  37. galera esse emulador roda as roms zipadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, as roms devem estar no formato .gba e devem ser renomeadas para "rom.gba" e inseridas dentro do .jar, conforme dito no tutorial.

      Excluir
  38. como q emula o jogo eu já baixar o emulador e quando eu abro o emulador apare-se um jogo e umas letra em outra linguá

    ResponderExcluir
  39. Valew cara!!! Procurei muito mas só aqui achei uma boa explicação e links pra downloads que funcionem!

    ResponderExcluir
  40. "nossa ja faiz 2 anos mais tem algums Bugs e não fuciona muinto vou baixar em Outros links Obs ...

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.