Search

O surgimento do Playstation


Hoje vou falar aqui de um console que todo mundo conhece, se não conheceer provavelmente não veio desse planeta. O que pouca gente sabe é que o Playstation no inicio não era pra ser o "Playstation", mas sim a idéia original era fazer um acordo entre Nintendo, Philips e Sony para presentear o Super Nintendo com um leitor de CD. Mas isso deu errado, e a Sony seguiu com seu próprio projeto.

O primeiro Playstation, chamado de Playstation X (ou PSX para os preguisosos) foi o Ps que parecia um tijolo, todo quadrado. Ele era sua versão original. Ele foi lançado em 1994, e fez muito sucesso, mais até que seus concorrentes o Nintendo 64 e o Sega Saturn & Dreamcast. Foram vendidas 100 milhões de unidades do console.



Ele também recebeu excelentes titulos, como Resident Evil (tinha pra PC e N64), Crash Bandicoot, Megaman X, Castlevania, Tomb Raider (tinha pra outras plataformas), Tekken (jogo de luta muito bom), Bloody Roar, Final Fantasy, Winning Eleven (jogo de football). Porém, o seu jogo mais vendido foi Gran Turismo, um joguinho de corrida 3D.


Depois desse primeiro Playstation X, veio outro, mais legal, mais bonito, melhorado, esse é o conhecido Ps1. Ele tinha cantos arredondados e tinha controles com analógicos. Fora isso não tiveram outras mudanças. O Playstation 1 tem suporte a dois controles. Ele também tinha uma novidade, eram usados Memory Cards para salvar o jogo. Antes, os jogos se guardavam nas fitas, mas com o uso da nova midia de CD isso não é possivel, por isso é necessário o uso de uma unidade de armazenamento externa.

Seu controle não era tão inovador, apesar de ter em muitos lugares dizendo que o Ps foi o primeiro console a ter controle com analógicos, isso não é verdade, o primeiro a ter analógicos foi o Nintendo 64, a Sony só fez imitar, e fez um controle com dois analógicos (tanto que o primeiro constrole de Ps não tinha analógico, eles só foram aparecer em sua segunda versão).


O Playstation também é um console de fácil emulação, já foi feito emuladores para diversas plataformas, até mesmo para celulares. Ele usa midias de CD com capacidade de 700mb e jogos compilados no formato XA, normalmente rodando a 2x. Seu gráfico não é dos melhores, mas para época era revolucionário, puro 3D com poligonos, background e cenário completo em 3D.

Espero que tenham gostado dessa mini postagem sobre o famoso console de sucesso da Sony, que até hoje tem seus sucessores, o mais recente sendo o Ps3. O Playstation 2 tem suporte ao 1 e roda midias de DVD e é possivel assistir filmes, assim como no Ps1 é possivel ouvir músicas de CD. O Ps3 roda jogos do 1 e do 2, além de rodar filmes em Blu-Ray, DVD e músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.