Search

O fim da Sega com o Dreamcast


Ele foi feito pra concorrer com consoles da época, como PS1 e Nintendo 64 (apesar de estar uma geração a frente), foi lançado em 2001 enquanto o Playstation foi lançado em 1995. Na verdade ele era mais potente que ambos os consoles, porém seus jogos não eram tão bons quanto os do N64 e PSX. Seu maior sucesso foi Sonic Adventure, primeiro jogo do Sonic em 3D só porque todos os outros tinham, a Sega também quis imitar.


Sua mídia era a GD-ROM, um tipo de mini DVD com capacidade de 1,2 GB, mais que o PSX e N64 juntos. Seu sistema era baseado em Windows CE, e o controle tinha uma telinha monocromática legal chamada VMU, que servia para colocar mini games e de Memory Card.

Além disso, ele tem diversos aplicativos e emuladores desenvolvidos por fãs do console, até de Nintendo 64 tem e pasmem, roda razoavelmente! Não precisa nem dizer que tem também emulador de PS1, Snes, Nes, Gba, Gameboy Color, MSX, e tudo mais. Até hoje existem emuladores para o sistema, o que impede que ele morra.

Mario com barba no emulador de N64 do Dreamcast (bug) XDO console tinha tudo para ser bom, infelizmente não ficou muito famoso e bem próximo ao seu lançamento veio ao Playstation 2 que o deixou ainda mais esquecido, mas foi sim um bom console principalmente pelo suporte da comunidade. Veio para suceder o Sega Saturn e foi um bom console, só que seu lançamento foi um pouco tarde demais.

O Dreamcast ainda tem muitos fãs e ainda são produzidos jogos para ele, tem inclusive um forum de emulação que recebeu um nome em sua homenagem, o DCEmu! É isso ai, espero que tenha dado para conhecer um pouco desse console que passou meio em branco. Quem quiser, tem ótimos emuladores dele, como Chankast e jogos recomendados são como sempre Sonic Adventure e Sonic R.

3 comentários:

  1. "Ele foi feito pra concorrer com consoles da época, como PS1 e Nintendo 64 (apesar de estar uma geração a frente), foi lançado em 2001 enquanto o Playstation foi lançado em 1995. Na verdade ele era mais potente que ambos os consoles, porém seus jogos não eram tão bons quanto os do N64 e PSX. Seu maior sucesso foi Sonic Adventure, primeiro jogo do Sonic em 3D só porque todos os outros tinham, a Sega também quis imitar."

    Camarada, muito bacana a tua iniciativa em falar um pouco sobre o Dreamcast, mas a introdução do texto pode ser apagada sem nenhum prejuízo à veracidade.

    Na verdade, o console não foi feito com a intenção de concorrer com PS1 e N64; ele foi lançado um ano antes do Playstation 2 porque a SEGA sabia que seria impossível competir com o titã da Sony ao mesmo tempo, e por isso esperava construir uma boa base instalada nos meses que antecediam a chegada do PS2.

    Os jogos não eram tão bons quanto os de PS1 e N64?! Cara, eu acho que tu nunca jogou no console branco. Dá uma olhadinha na quantidade de títulos que o Dreamcast já tinha só no ano 2000...

    E para terminar: falar que Sonic Adventure só existiu porque a SEGA quis "imitar" as concorrentes é um crime com a história do mascote. Desde o fim do Mega Drive e seus add on sem muito fundamento, os jogadores estavam ansiosos com a idéia de um Sonic 3d - já que a própria empresa havia feito tentativas com Sonic 3d Blast, para o Genesis.

    Um game desse calibre era esperado desde o nascimento do Saturno, o que acabou não acontecendo.
    Sonic Adventure não é uma imitação, e sim a chegada de um dos grandes ícones dos jogos de aventura no universo 3d, em um jogaço que fez jus ao o que o nome Sonic representava - algo bem diferente do que tem se visto ultimamente em seus títulos.

    Abraço.

    PS: Aproveita para recomendar, além de Sonic Adventure, outros grandes games, como Sonic Adventure 2, Shenmue 1 e 2, Jet Grind Radio, Skies of Arcadia, Resident Evil Code Veronica, Rayman 2, os jogos da série 2K, Virtua Tennis, Soul Calibur, Dead or Alive 2, todos os fighting games da CAPCOM, Soul Reaver, Crazy Taxi, Grandia 2, Phantasy Star Online 1 e 2 e por aí ainda tem muita coisa boa! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ok, obrigado por comentar... Olha, sim é verdade, eu nunca cheguei a jogar em um Dreamcast real, apenas por emuladores. Eu cresci jogando Nintendo 64 e PSx, e por isso eu tendo a gostar mais dos dois...

    E de qualquer forma a sega teria que passar pro 3D também, se não ficaria para trás. E eu não cheguei a dizer que o jogo em sí era uma imitação, só o fato de a Sega querer passar para o 3D também. Aliás, esse último jogo Sonic Generations eu achei muito bom.

    Aproveitando eu corrigi um erro no post, o emulador Yabause é do SEGA SATURN e não do Dreamcast, o correto é o Chankast

    ResponderExcluir
  3. Dreamcast 2 vem ai...a sega vai voltar a produzir hardware de novo
    fonte ( esperança ).


    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.