Search

Análise do Crash Bandicoot (PSX)


Esse é a primeira análise que eu faço de um jogo de Playstation, e um dos bons! Crash Bandicoot é considerado por muitos como o mascote do PSx, não mais do Playstation pois agora veio o God of War. Digamos que ele é o "Super Mario 64" do Playstation. O primeiro jogo da série foi lançado em 1996, e foi uma trilogia. Ainda teve um Spin Off no jogo de corrida Crash Team Racing, todos lançados pela Naughty Dog.

História

Crash é um Marsupial (nem conhecia esse bicho antes do jogo) é um animal mutante, que ficou assim graças aos gênios do mal Neo Cortex e Nitrus Brio, que criaram uma máquina para deixar os animais malvados (Cortex) e com eles fazer um exército do mal. Mas o experimento dá errado, e Crash não fica malvado e acaba fugindo do castelo. Ele decide continuar o experimento, dessa vez com sua namorada, Tawna, e você deve resgata-la.

Personagens
Não vou falar de todos os personagens, apenas os mais importantes.

Neo Cortex - Cientista do mal responsável pela mutação de Crash que o deixou do jeito que o conhecemos.
Crash Bandicoot - Protagonista do jogo, nosso herói que deve derrotar Cortex e resgatar sua namorada. Ele é um Marsupial.

Coco Bandicoot - Irmã de Crash, geralmente fica usando um notebook rosa no jogo. Raramente ela é vista. 
Tawna - Assim como Crash é um Marsupial, sua namorada que deve ser resgatada da prisão do Neo Cortex.
Polar - Urso polar que serve de "cavalo" para Crash montar em fases de Neve, aparece no Crash 2 Cortex Strikes Back e no jogo de corrida.
Aku-Aku - É uma máscara que serve para proteger Crash contra danos. Se coletar uma, ela leva um dano por você. Se coletar duas, fica dourada e leva dois danos. Se pegar três, você fica invencível por um tempo limitado e volta a ser dourada. Não protege contra quedas.
Uka-Uka - É a versão do mal do Aku Aku, aparece apartir do Crash 3 Warped e ajuda o Neo Cortex em seus planos, sendo que ele é ainda mais poderoso.

Fases

O jogo tem alguns tipos de fase, vou falar de cada uma aqui. Temos as fases do tipo Selva, que são na selva com pedras, um estilo tribal, árvores e... Uma selva! Temos as fases do gelo, com muitos lugares escorregadios. Temos as fases com lagos e rios, onde geralmente se pega um Jet Ski maluco para passar pelos rios infestados de armadilhas, e ainda as fases nos esgotos, onde ele anda pendurado em grades, e tem uns peixes que dão choque na água.

Há ainda fases com estilo diferente, como a que vem uma bola de neve rolando em sua direção, ou a que um ursão polar corre atrás de você, e as fases que você anda montado no Polar. Há ainda fases no espaço, onde você usa um Jet Pack, e fases no escuro, onde vagalumes te ajudam a enxergar.

Todas as fases tem em certo ponto um buraco bônus, se você entrar passa pela fase bônus podendo adiquirir muitas frutas Wumpa (são as frutas coloridas que Crash junta) e vidas, mas também tem alguns perigos, mas você não perde vida se morrer, apenas o que você pegou. Ainda é possivel voltar ao Bônus se você se desastrar.


Artefatos e caixas

As caixas normais geralmente tem frutas Wumpa em seu interior, se você juntar 100 frutas ganha uma vida! As com interrogação podem ter ou frutas Wumpa ou uma vida. As com icone tem o que o icone mostra em seu interior, lógico. A TNT é uma bomba que conta 3 segundos até explodir, muito cuidado! E o Nitro é ainda pior, explode ao simples toque!

Os blocos de metal com setas servem para pular, e os verdes com ponto de exclamação detonam todo Nitro que estiver por perto. Já as metálicas normais com exclamação vão tornar visiveis caixas que só tem uma borda branca.

Em cada fase tem um diamante largo, necessário para completa-la. Ainda temos outros maiores, que são extras mais difíceis de pegar, não são necessários para passar.

Dificuldade

O jogo começa até fácil, mas conforme vão passando as fases fica cada vez mais dificil. Vou focar aqui no Crash Bandicoot 2, que é o que eu mais joguei. Depois do Level 20 mais ou menos, o jogo vai ficando dificil ao extremo! Porém, não tem como perder tudo nesse jogo. Se der Game Over, você só faz voltar a fase do começo e ficar com 4 vidas novamente.

Mesmo assim, o jogo é bem dificil, e apesar de no começo ter uma grande facilidade para se conseguir vidas, você percebe que não é o suficiente. Algumas fases são impossiveis de se passar se você já não conhecer, por causa das armadilhas.

Considerações finais

Não falei de tudo sobre o jogo, mas sim de tudo um pouco. Tentei colocar as coisas mais importantes, para o review não ficar muito grande. Infelizmente, Crash não está mais sendo feito pela Naughty Dog, por isso não tem o mesmo brilho. No entanto, está sendo feito esforços para deixa-lo parecido com os originais.

Crash Bandicoot marcou a época do Playstation, e inovou por ser uma mistura de 3D, 2.5D e de vários tipos de fase. Golpes variados, tudo isso só vemos em Crash Bandicoot! Comentem ai! Outras análises de Playstation e Nintendo 64 vem ai, aguardem!

Um comentário:

  1. sou novo no crash e nao tenho muitos jogos os velhos nem um gostaria de ter todos':

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.