Search

A LucasArts fechou as portas!


E ai pessoal, o mês de Abril já começou mal com uma péssima noticia... A LucasArts fechou as portas! A LucasArts é a empresa do grande George Lucas, famoso por sua série de filmes Star Wars (que pra falar a verdade, eu nunca gostei muito). Bem, o estúdio de games da LucasArts fechou as portas, uma noticia muito triste, pois eles tinham feito excelentes jogos (e quando eu digo excelentes, são jogos que eu considero um dos melhores já feitos na história).

O estúdio havia sido comprado pela Disney a algum tempo. Segundo as noticias do site Kotaku, cerca de 150 funcionários foram demitidos na manhã do dia 3 de abril de 2013, sem mesmo saber de nada sobre isso. Em nota, a Disney deixou a seguinte declaração (retirado do site Kotaku Brasil):

“Depois de avaliar nossa posição no mercado de games, decidimos mudar a LucasArts de desenvolvimento interno para um modelo de licenças, minimizando os riscos da companhia ao mesmo tempo em que tentamos alcançar um portfólio de maior qualidade de jogos do universo Star Wars. Como resultado, tivemos que dispensar pessoas em todas as áreas da companhia. Agradecemos e temos muito orgulho das equipes talentosas que vinham desenvolvendo nossos novos projetos.”

Para ajudar a digerir essa triste noticia, vamos relembrar os primeiros e melhores jogos produzidos pela LucasArts, que na época ainda se chamava LucasFilm.

Abaixo estão os jogos de ouro feitos por Ron Gilbert, o grande gênio por trás dos excelentes jogos da empresa. Esses jogos foram lançados para Dos, porém pode ser rodado em qualquer sistema que você imaginar através do ScummVM. Sim, ele funciona no Android! E no PS2 também!

Melhores jogos

Maniac Mansion

Foi um dos primeiros jogos da empresa, aliás foi o que motivou a criação da engine Scumm, que possibilitou mais tarde a criação de vários outros jogos do gênero Point & Click. Esse era um gênero que já existia, mas do jeito que haviam feito era entediante de se jogar. A LucasArts inovou nesse ponto, pois enquando os adventures da Sierra você tinha que digitar comandos para o personagem fazer, na engine da LucasArts, bastava você clicar em um comando e em um objeto. Isso tornava o jogos bem mais ágil e dinâmico, aumentando a diversão. Fora as histórias dos jogos que eram carregadas de humor.

Bom, mas deixando de falar da engine e da criação dos jogos, vamos falar do Maniac Mansion. A história desse jogo é que Sandy, a namorada do protagonista do jogo chamado Dave, foi raptado por um cientista louco, chamado Dr. Fred, que está sob o controle de um meteoro maligno (que estranho, não?), ele mora em uma mansão onde também vive sua esposa e seus filhos. Por algum motivo, todos eles são azuis.

No inicio do jogo, você pode escolher entre diversos personagens, e cada um tem uma habilidade que vai te ajudar em uma certa parte do jogo. A parte mais interessante é que o jogo tem 5 finais diferentes.

Eu não vou falar mais, já fiz uma análise desse jogo a muito tempo atrás. Quem quiser vê-la, clique aqui.

Esse jogo ainda teve uma sequência, o Day of the Tentacle, não vou falar dele aqui por enquanto.

Sam & Max


Joguinho interessante, porém pouco conhecido. Existe um monte de versões desse jogo feitas pela Telltale Games, porém vou falar aqui da versão original que realmente vale a pena ser jogada.

No jogo, você controla o detetive Sam, que é um cachoro antropomorfizado, e está sempre acompanhado de seu amigo Max, que é um coelho meio inútil. Apesar de inútil, ele é bem útil quando se precisa usar a ignorância e a força bruta, enquanto Sam é o responsável pela parte do raciocínio. Max também é muito engraçado em várias partes do jogo, ele contribui com o humor da história.

Falando da história, bem... Um autêntico pé grande chamado Bruno foi raptado de um circo cheio de aberrações, e você tem o dever de encontra-lo. Você passa o jogo coletando pistas até encontrar o paradeiro dele. Nisso você acaba visitando vários lugares interessantes e estranhos pelo jogo, e tendo vários dialogos engraçados.

Ele é o jogo mais "fraquinho" se comparado com os outros, porém, não deixa de ser uma boa pedida se você tem um tempinho livre e quer jogar alguma coisa.

Monkey Island
Essa é a melhor série que a empresa já fez. Quer prova disso? Até hoje produzem jogos. Já têm 5! O jogo é simplismente perfeito, você controla um pirata chamado Guybrush Threepwood, que começa no primeiro jogo querendo se tornar um pirata.

Aliás, eu também já fiz uma análise desse jogo, e não tem muito tempo. Ficou curioso? Dê uma olhada aqui.

Full Throttle


Hummm... Ainda não falei desse jogo aqui, vou dar apenas uma breve explicação sobre ele por enquanto. Apesar de ser um jogo curto e fácil em relação aos outros, ele tem gráficos surpreendentes pra época. Animações com aparência cartunesca e pixelada, tudo no velho Dos.

Nesse jogo, você controla Ben, o líder de uma gangue de motoqueiros chamados Polecats. O dono de uma grande empresa de motos da região já está perto de bater as botas, e o cara (Ripburger o_O) odeia motos. Ele quer começar a vender vãs e outras coisas, o que seria uma grande decepção pelo velho e para empresa. acaba armando uma emboscada para a gangue dos Polecats, e Ben caba parando em uma lata de lixo desmaidado. Você deve encontrar os Polecats e salvar a Corley Motors, antes que seja tarde!

Grim Fandango


Outro joguinho meio estranho, porém muito bom é Grim Fandango. Nele, você controla Manny Calavera, que está no mundo dos mortos. Lá, aliás, é uma pequena cidade, onde ele até têm um emprego. Seu trabalho é dar para as pessoas o melhor meio de transporte de volta a vida, dependendo se a pessoa foi boa ou ruim em sua vida na terra. Se foi uma pessoa boa, pode atravessar o mundo dos mortos em um trêm de lixo, se foi mal, pode até ter que ir a pé, com uma bússola.

Ele tem que pegar um certo número de almas boas para conseguir voltar ao mundo dos vivos, que é seu grande sonho. Porém, depois ele descobre que até no mundo dos mortos existe corrupção. Ele vai perceber que seu trabalho na verdade não vai levar a lugar algum, e ele terá um longo caminho se quiser realizar o seu sonho.

Concluindo

Aqui coloquei os melhores jogos da empresa na minha opnião, que recomendo que todos joguem. Realmente, foi uma grande perda para nós, Gamers.

Quem não jogou Monkey Island, recomendo que joguem! Tem uma tradução em Português perfeita feita pelo grupo ScummBr, não tem desculpa pra não jogar! É um jogo que leva 10 sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.