Search

Editando gráficos das Roms

Introdução:

Neste tutorial eu vou ensinar a modificar os gráficos das roms de diversas plataformas, tais como Mega Drive, Nes, Super Nes, Gameboy etc. Não é um tarefa difícil, é simples, porém cansativa. Primeiramente você vai precisar de um programinha (isso mesmo, o tutorial só usa apenas um programa).

O que você precisa:

- Uma rom para modificar (lógico)
- Um emulador da plataforma do jogo
- Um editor gráfico, sendo usado o Tile Layer Pro
- Um pouco de paciência e de opcional um editor de imagens

Começando:

Para seguir a risca este tutorial, recomendo usar o Tile Layer sugerido na lista de necessidades. Com o programa aberto, clique em "File >Open" e aponte para sua rom. Escolhi o clássico Super Mario Bros do nes. Vou mudar a nuvem, para que fique mais sorridente e alegre.

Aqui vemos uma imagem do jogo original, como você percebe, a nuvem está normal, mas vamos colocar um belo sorriso e um par de olhos nela? Primeiramente, você deve ter visto após abrir sua rom uma janela com algumas imagens. Dependendo do jogo demora pra você achar o que realmente quer editar. Vá rolando a barra até achar os gráficos, e encontrar o que você quer editar.

Vemos aqui uma imagem do programa, e onde eu encontrei o que eu quero editar, as nuvens. Você vê que a nuvem está separada em vários quadrados de 8 por 8 pixels. É assim que são divididos os gráficos de uma rom. clique no quadrado que você deseja editar. Na segunda janela da direita com nome "Tile Editor" você verá a imagem que você clicou. No Pallete Editor você escolhe uma de quadro cores disponiveis. A cor que realmente vai aparecer no jogo depende da palheta, assunto que não discutirei aqui. Para editar, selecione uma cor e simplismente vá pintando a imagem.

Concluindo a edição:

Quando terminar a edição, clique no icone de disquete no topo do programa para salvar. Abra o jogo no emulador e pronto! Imagem alterada. Veja como ficou o meu, não ficou como eu queria mas dá pro gasto.
Espero que tenha ajudado os novatos!

Um comentário:

  1. ai man eu to com um jogo aki DUNE2 battle for arrakis
    i eu keria add eu cheat tipo o ki eu kero eh aumentar a grana mas eu naum sei como fazer ajuda eu ai??

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.