Search

Game Review - Maniac Mansion (PC)

 

Fala galera do Game Bots! Há algum tempo atrás eu havia postado um apanhado de pequenas análises do clássico da LucasArts. Desta vez, eu vou fazer uma análise completa do jogo Maniac Mansion, um dos primeiros adventures da empresa.

A história começa com a namorada de Dave raptada pelo Dr. Fred, um maniaco mordador de Maniac Mansion, ou a Manção dos Maníacos. Você deve escolher mais duas pessoas para ir com Dave na jornada de resgatar Sandy (namorada do Dave). Cada personagem tem uma caracteristica especial, como Syd e Razor que são músicos, já Michael é fotografo (serve para reveler as fotografias do plano do Weird Ed), Bernard é um Nerd e tem talento para consertar coisas (como o telefone quebrado ou o rádio amador) e é o protagonista da continuação do jogo (Day of the Tentacle), Wendy é uma escritora e o Jeff é um surfista que não serve para nada, só sabe consertar o telefone, o que Bernard também pode fazer.

 
Os vilões da história são Edna, uma enfermeira (daí o nome Nurse Edna), o Weird Ed (Ed Esquisito) e o Dr. Fred, que foi quem raptou a Sandy. Você acaba descobrindo que o Dr. Fred está sob o controle de um terrivel meteoro, logo ele não é mau, mas o meteoro o deixou assim. O meteoro roxo caiu na mansão a algum tempo, como pode ser visto na abertura do jogo. Temos também os tentáculos verde e roxo. O tentáculo verde é "do bem" da história, sonha em montar uma banda mas não tem nenhum talento, e por isso fica depressivo. O tentáculo roxo é o braço direito do Dr. Fred, ele o ajuda te capturando ou fazendo outros serviços. Ambos os tentáculos foram invenções do Dr. Fred.

Calabousso da versão original VGA
O jogo tem cinco finais diferentes, e os personagens que você escolhe vão determinar qual deles você deve seguir. O objetivo final é mandar o meteoro para fora de lá, assim o Dr. Fred sai dos controles dele e liberta Sandy e pede desculpas pelo ocorrido. Quando você está na mansão você deve tomar cuidado para não esbarrar com nenhum de seus moradores, ou vai acabar no calabousso. Curiosamente, lá é onde fica a porta para o laboratório secreto do Dr. Fred, onde está Sandy, o meteoro e o tentáculo roxo. Para entrar lá, você vai precisar da chave dos cadeados e a senha da tranca eletrônica.

O jogo em sí tem várias partes com falas engraçados, e por algum fato que eu ainda desconheço os Edsons são azuis (no Day of the Tentacle eles tem cor de pele normal). Várias relações com outros jogos ou qualquer tipo de coisa podem ser encontradas na manção, como a estátua no corredor que faz menção a um artista (ou seria museu?) famoso. No quarto do Ed Esquisito também podemos encontrar no teto naves que fazem parte dos filmes Star Wars, ou a famosa motoserra cuja o gás para que ela funcione está em outro jogo da empresa, Zak McKracken.

Calabousso do Maniac Mansion Deluxe
O jogo também contra com uma proteção anti-pirataria, ela pode ser encontrada na porta que leva ao corredor da mansão, se a sua versão do jogo for a original ele vai pedir um código aleatório que só pode ser encontrado no manual. Como a maioria das versões é crackeada, ou mesmo se você estiver rodando pelo ScummVM, você vai ver a porta já aberta. Existem poteções similares em Zak McKracken, Day of the Tentacle e Monkey Island 2. Um grupo de fãs fez um remake do jogo no Adventure Game Studio chamado Maniac Mansion Deluxe, ele tem gráficos melhorados em 256 cores, trilhas sonoras pegas do Day of the Tentacle, um menu melhorado com imagem dos itens pegos e é compativel com Windows.

Eu fiz uma tradução desse jogo para o nosso idioma, basta olhar na seção traduções, ou fazer uma busca.

2 comentários:

  1. Até que, enfim, uma análise sua mesmo, hein. Muito bom! Parabéns!
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pena que esse português aí... ~MANÇÃO~ foi de foder. Mas tá foda.

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.