Search

Retro Análise: Gorillas do QBasic


Bom, vou fazer uma análise de um jogo legal, e antigo, para Dos. Trata-se do Gorillas, um jogo de código aberto feito com o QBasic. Esse joguinho acompanhava as últimas versões do Dos, e também tinha o código para QBasic, foi feito pela IBM em 1991 para quem quisesse abrender o básico da linguagem. O QBasic era uma evolução da linguagem Basic, que depois deu origem ao Visual Basic.

O objetivo do jogo é simples, você define o ângulo e a força com que a banana será jogada para tentar acertar o Gorila inimigo, enquanto ele vai fazer o mesmo, tentar te acertar. O cenário do jogo é composto por vários prédios azul, vermelho e branco e no fundo o sol e um céu azul marinho. Cada vez que você acertar o Gorila inimigo, você ganha um ponto e muda o terreno. Os prédios são gerados de forma aleatória.

O jogo teve alguns remakes, como a evolução dele ainda feita em QBasic por TheBOB's, e teve ports para várias plataformas Open Source como o GP2X. Também existem versões em Flash pela internet, versões alternativas feitas por outros usuários, tem uma versão para Windows chamada Gorillas 2 entre várias outras plataformas.

O jogo Gorilla lembra bastante o jogo Worms, que é também um excelente jogo, muito melhor que o Gorillas. Levando em conta as limitações da época e a linguagem utilizada, Gorillas é um bom jogo, divertido, porém pela falta de Multiplayer, você é obrigado a jogar apenas com a CPU, e como as fases são criadas aleatoriamente, não tem um aumento de desafio. Bom pessoal, espero que tenham gostado e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.