Search

Pro Action Replay


Introdução

OI! Hoje a postagem vai ser sobre... O Pro Action Replay! Acho que muita gente não conhece, outros conhecem, enfim, vou explicar aqui o que é o PAR, lançado para diversos consoles como Super Nintendo, Master System, Gamecube, Wii, GBA, Ps2, Xbox, Nintendo DS entre outros consoles. Ele é similar ao Game Shark e o Game Genie.

O que é

Basicamente o que o PAR faz (vou chamar assim para facilitar) é alterar um certo valor na memória do console para o jogo ler um valor modificado e agir de forma diferente do que deveria. Esses valores são escritos na memória de trabalho pelo jogo para indicar alguma coisa, como vida no jogo, fase, dinheiro, tempo, score, personagens, e tudo mais que tiver no jogo que mude conforme suas escolhas.

Ah tá, mas como ele faz isso? Bom, é logico que a memória é um muito confusa, não dá para saber o que cada valor representa. Para alterar qualquer coisa o PAR precisa de coordenadas, é como entregar uma carta em um condominio, precisa saber o número do prédio e o número da porta, para então ir no lugar certo. Você vai dar essas coordenadas ao PAR através dos seus códigos, conhecidos como PAR Codes ou Códigos PAR (que óbvio!)....

Usando o Pro Action Replay

E como usar na prática essa coisa? Bom, o PAR vem em um cartucho com entrada para o cartucho do jogo. Basicamente você coloca o PAR no console na entrada de cartucho e o cartucho no PAR. Ele tem três modos, o modo Off, que ele vai servir só pra ocupar espaço e não vai ter nenhuma utilidade, o modo On, que vai modificar na memória os códigos que você inseriu, e o modo mais importante, o Trainer, onde você acessa um menu para colocar novos códigos.

E no emulador, como eu uso isso? No emulador é tudo mais fácil, no geral se você usa um emulador BOM, ele já deve vir com uma opção no menu para você adicionar códigos PAR, mas se você usa um emulador ruim, infelizmente não dá, tente baixar um que suporte esse recurso caso queira realmente usar.

Como eu crio códigos? Bom, a melhor coisa que você faz é ir no Google e pesquisar "PAR Codes " e o console que você quer e nome do jogo. Por exemplo, se você quer para o Super Mario World pesquise "PAR Codes Snes Super Mario World", mas se você quer realmente criar o seu próprio, é mais complicado. Você vai precisar de um emulador com Memory Editor. Vá na Memory Editor e procure o valor em Hexadecimal do que você quer alterar. Por exemplo, você tem 9 vidas e quer aumentar, procure o valor "09" no Memory Editor. No lado esquerdo deve ter o endereço inicial. Conte as casas iniciando do 0 até onde está o valor. Por exemplo, se começa na casa C020, vá contando do lado até onde chega o valor. Digamos que está 6 casas afrente e deu C025 (lembre que deve começar contando do zero). Pronto. Depois coloque o valor que você quer alterar, digamos que eu quero colocar 8, vai ficar C02508 (deve ter dois digitos). Agora temos que ver a estrutura do PAR Code para o console, no caso do Master System por exemplo é 00AAAAVV onde zero é zero mesmo, a é Address, ou seja, endereço e V é o valor. então fica assim: "00C02508". Coloque um traço no meio se quiser, ficando assim: "00C0-2508". Pronto, você tem seu código PAR. Lembre que você pode não conseguir de primeira, pois existe diversos valores iguais representando coisas diferentes, ai é tentativa e erro.

Acho que já da pra encerrar aqui. Até o próximo post e boa sorte trapaceando com o Pro Action Replay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.