Search

Game Review do Marble Madness (Arcade)


Pouca gente conhece ou já ouviu falar do Marble Madness. Ele é um jogo bom, mas que foi esquecido com o tempo. Ele é um jogo da Atari, que foi lançado para Arcades em 1984. Devido ao seu sucesso na época, teve versões para diversos consoles como o Nintendinho NES, Master System, Mega Drive e Gameboy Advance.

Introdução

Nesse jogo, você controla uma esfera e deve conduzir ela até o objetivo (Goal). Você passa por diferentes derrenos feitos de Pseudo 3D, onde existem rampas, tubos e alguns obstáculos que vão te atrapalhar. Não só os obstáculos são seus inimigos, como também algumas rampas que te levam a armadinhas ou passagens muito estreitas.

A esfera ainda tem bolinhas menores em seu interior, elas servem provavelmente para indicar o lado da esfera. Os úncos inimigos vivos no jogo são as minhocas verdes com interior amarelo, que se movem como molas grudando suas pontas no chão e dando uma "cambalhota" para se mover, e as vezes dão um pulo mais alto em sua direção e uma gosminha verde que se arrasta pelo chão, se tocar nela você entra no chão. Também tem outra esfera preta, que fica dando voltas no terreno.

Objetivo do jogo

O jogo não tem nenhum tipo de barra ou contador de vida, pois você é imortal. O que você tem é um tempo pré determinado para você completar a fase. Se o tempo se esgotar, você ganha um Game Over e tem que começar tudo de novo. As vezes você ganha tempo extra de 10 segundos em determinados lugares, quando aparece uma varinha mágica.

A primeira versão do jogo saiu em um Arcade, que tinha um hardware superior. Seu monitor tinha 19 polegadas e dois processadores da Motorola, além de um chip sonóro de alta qualidade da Yamaha. As versão de Nes, Master System e Mega tiveram o som muito inferior em relação a versão original. A versão de Nes tem uma música horrivel.

Não apenas o som da versão original é melhor, como também os gráficos. Se comparar os gráficos da versão de Nes e de Arcade, a diferença é gritante. Enquanto a versão de Arcade tem um logo legal, a de Nes é bem mais básica. A versão de Gameboy Advance tem o som inferior também, com gráficos equivalentes e apenas três fases.

O jogo tem um total de seis fases, em cada uma a dificuldade vai aumentando gradativamente. Na quinta fase, ocorre uma inversão da gravidade, e na sexta, as plataformas mudam de lugar. O tempo que sobra em cada fase é convertido em pontos, que serão mostrados ao completar todas as fases do jogo.

Gráficos

Os gráficos do jogo são ótimos e bem feitos na versão de Arcade, e medianos na versão de Nes. As animações são bem feitas, quando você cai de um lugar alto por exemplo, a bola vai ficar em pedaços e uma vassoura aparesse para limpar. É possivel ver a bola se movendo através das bolinhas dentro dela.

Existem ainda efeitos de sombra no jogo, até mesmo na versão de Nes.

Efeitos sonóros e Músicas

O som na versão Arcade é muito bem feito, devido ao chip sonóro da Yamaha. Na versão de Nes, o som deixa muito a desejar. Os efeitos sonóros que são o ponto forte da versão Arcade, são uma porcaria no Nes. A música da versão Arcade é regular, e o Nes tem uma conversão para 8 bits que eu não gostei muito.

Dificuldade

A primeira fase é bem fácil, tem um percurso curto e nenhum inimigo, com bastante tempo. Na segunda, a dificuldade aumenta um pouco, você encontra alguns inimigos e tem os tubos que mais atrapalham do que ajudam. A partir da quarta fase, o jogo fica bem dificil, e é ai que a maioria desiste. O jogo tem um bom grau de dificuldade, e apesar de ter poucas fases, dificilmente você vai conseguir chegar até o final.

Outros pontos importantes

Esse jogo é ótimo, eu gostei muito. Uma pena ele ser tão pouco conhecido atualmente. Pra quem quiser jogar, eu recomendo jogar a versão Arcade que é a melhor e a original. É dificil encontrar uma versão que funcione na versão mais nova do Mame, para jogar eu precisei usar uma versão mais antiga. Caso tenha esse problema, pode sempre jogar a versão de Nes online.

Há outro jogo bem parecido com esse, é o Hamster Ball. Eu não cheguei a jogar ele, mas em vários sites sobre esse jogo você vai ver alguém falando dele. Ele é provavelmente um clone, já que veio depois e tem jogabilidade tão parecido.

Pontuação

A pontuação a seguir são de Arcade/Nes, que foram as únicas versões que eu joguei para fazer esse review.

Gráfico:           9 (Arcade)   7 (NES)
Música/SFX:   9 (Arcade) 4,5 (NES)
Jogabilidade: 10 (Arcade)   8 (NES)
Dificuldade:   10 (Arcade) 10(NES)

A versão Arcade leva 9,5 e a de Nes 7,3
E para encerrar, o jogo é muito bom e fica aqui a minha recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.