Search

Game Review - Mario is Missing (SNES)


Antes de começar o Review, duas coisas importantes que você tem que saber é que esse jogo do Mario não foi feito pela Nintendo e é educativo. Só de saber que não foi feito pela Nintendo, já dá para saber que o jogo vai ser uma merda. E o jogo ainda sendo educativo? Merda em dose dupla.

O jogo foi feito por uma empresa chamada The Software Toolworks em 1993, e saiu para Super Nintendo, Nes e para PC (Dos na época). A versão de Snes tem o gráfico melhor do que a de Nes, e a história é ainda mais idiota. A versão de PC eu nem cheguei a jogar, mas seu gráfico é equivalentes a versão de Snes.

A Historinha

A história já de cara é uma bosta. Mario está parado, quando do nada abre um buraco no chão e ele cai dentro. Logo em seguida, abre outro buraco e cai o nome do jogo (que tem as letras ao estilo Super Mario World). Após cair nesse buraco, ele encontra com Luigi e Yoshi em um castelo. Pensou que acabou? Não! Abre novamente outro buraco no chão e Mario cai em um lugar desconhecido. Luigi simplismente diz: "Yoshi, fique aqui. Eu vou encontra-lo!".

Na versão de Nes, a história é diferente. Até que faz um pouco mais sentido. Mario é capturado pelo Bowser ou um parente dele, não sei, e então Luigi vai no castelo atrás dele. Mario é colocado dentro de um saco, e você deve encontra-lo.

Esse foi o primeiro jogo em que Luigi é o protagonista, e coitado, esse jogo foi uma merda! Você vai encontrar poucos personagens da série Super Mario nesse jogo, é possivel encontrar como inimigos alguns Koopa Troopas que tem alguns itens roubados escondidos, e você deve pular neles para encontrar, e o Pokey, que serve para bloquear seu caminho nos canos.

No jogo, você começa escolhendo uma porta que vai te levar a uma cidade, de qualquer lugar do mundo. Ai é que eu me pergunto, qual o motivo dele ir procurar o Mario DO OUTRO LADO DO MUNDO! Para você avançar no jogo, tem que recuperar um item roubado com um dos Koopa Troopas, para isso tem que ir pulando neles até achar. Quando você pegar, deve devolver na banca de informações, e então responder a uma pergunta sobre o local. Se você acertar, pode tirar uma foto.

Para passar de fase, você tem que tirar todas as fotos do país onde está, e em seguida chamar o Yoshi para você montar e ir a outro lugar.

Gráficos e Som

Os sprites do jogo, como os inimigos e fontes foram tiradas do Super Mario World de Snes, e os Backgrounds foram feitos pela empresa. Os gráficos são inferiores para o poder do Super Nintendo, e eles poderiam ter trabalhado mais nisso. Há ainda um mini mapa para te ajudar e navegar pela cidade. As casas e o fundo ficam se repetindo conforme você anda, eles deviam ter trabalhado mais pelo menos NISSO.

As músicas também são as do Super Mario World, mas elas são tocadas com instrumentos e velocidades diferentes. Na minha opnião, eles pegaram a música do SMW e detonaram, não bastando detonar com a imagem do Mario e com a cabeça do jogador.

Os poucos efeitos sonóros presentes no jogo são exatamente os mesmos encontrados no Super Mario World, com excessão da buzina de carro e do Mario esfregando as mãos.

Jogabilidade

Você tem que responder a perguntas do local onde você está, e algumas perguntas são dificeis de responder, a menos que você more no local. As perguntas são feitas por uma mulher no balcão de informações. Por exemplo, tem uma pergunta "Que tipo de animal vive no Massapi", se você responder errado, ela diz "Isso é mentira. Volte quando tiver a reposta certa", e se você tentar falar com ela de novo, ela diz estar ocupada demais para conversar.

Na versão de Nes, os controles não respondem direito, não notei isso na versão de Snes. Matar os Koopa Troopas é uma tarefa dificil, já que eles passam muito rápido e você tem que correr atrás deles. O jogo não tem um objetivo definido, você tem que achar o Mario, mas ao invés disso fica tirando fotos e respondendo a perguntas "educatvias".

Dificuldade

Se a intenção é educar, o correto seria colocar perguntas de conhecimento geral, e não perguntas do tipo "Quanto peso a ponte Golden Gate suporta".

A versão de Snes é ainda mais educativa. Você só pode ir para a outra rua se andar pela calçada, se tentar ir pela pista ouve um barulho de buzina de carro, mas EM MOMENTO NENHUM é possivel ver um carro sequer no jogo. Antes dele atravessar a pista, ele dá uma rápida olhada para os dois lados, e logo em seguida atravessa a pista correndo. Se o jogo tenta educar, isso não seria um mal exemplo? Para as pessoas atravessarem a rua correndo, cairem e serem atropeladas? Mas se não tem carros no jogo, de onde vem a buzina? E porque olhar para os dois landos então? E porque os tubos ficam no meio da rua?

Conclusão

Eu joguei esse jogo muitas vezes antes de fazer esse review, mais do que qualquer pessoa poderia aguentar, mas todo o trabalho vale a pena para mostrar o verdadeiro lixo que é esse jogo, nunca joguem essa porcaria. Se a intenção era educar crianças, o jogo deve conseguir é detonar a cabeça de qualquer um. Eu não acredito que a Nintendo permitiu que esse jogo fosse feito e lançado para o Snes usando a imagem do Mario...

Jogos não devem ser educativos! Lugar de aprender é na escola, na faculdade, seja lá o que for! Se você vai jogar é para se divertir, e não ficar aprendendo! Se quer aprender alguma coisa dentro de casa vai assistir aos cursos que passam na televisão.

Resumindo, esse jogo não chega a ser o pior jogo de Super Nintendo, mas chega perto. Esse é um dos piores jogos que eu já joguei na minha vida, e não recomendo nem ao meu pior inimigo que jogue essa porcaria.

Pontuação

Chegou a hora de dar as notas!

Gráficos: 4 (Quatro porque é copiado do Super Mario World a maioria)
Música: 2 (Música do SMW modificada, ficou uma porcaria)
Jogabilidade: 0 (Qual o sentido desse jogo?)
História: 0 (A história mais porca que eu já vi em um jogo)

NOTA FINAL: 1,5
Um dos piores jogos que eu já tive o desprazer de jogar. Eu não recomendo a ninguém jogar isso, nem mesmo dar para os filhos jogarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.