Search

Guerra de Consoles: Boogerman (SNES vs Mega Drive)


Eu já falei sobre Boogerman aqui, um joguinho nojento lançado em 1994 para Mega Drive e teve uma versão para Super Nintendo. Aqui vou mostrar a diferença entre as versões e dizer qual delas é a melhor na minha opnião. Eu já falei do Street Fighter 2, agora é a vez desse jogo nojentinho! Alguns fatores me fazem pensar que a versão de Snes é uma adaptação da de Mega Drive, vou falar deles mais adiante.

Gráficos

Essa parte é complicada. Para vermos as diferenças, vou colocando imagens de ambas as versões. O Mega Drive leva vantagem por ter uma resolução maior (320x240 contra 256x224 do Snes) e o Super Nintendo leva vantagens por possuir mais cores simultâneas que o Mega Drive (64 do Mega contra 256 do Snes).


Para começar, vemos a tela de título. Na versão de Super Nintendo, toda a tela parece ter sido comprimida, menos o personagem, que continua com o mesmo tamanho da versão de Mega. O Super Nintendo tem mais cores, logo vemos uma tela com mais efeitos. Isso é mais perceptivel na grama. As letras são bem mais simples e fáceis de ler na versão do Mega Drive. Pela data, vemos que a versão de Mega veio antes, logo, a de Snes deve ser uma adaptação grosseira. Ponto pro Mega.


Aqui temos a clássica cena do laboratório, onde a história do jogo é contada. Quando a história desliza na tela, a versão de Mega Drive tem o fundo mais escuro, facilitando a leitura, a de Super Nintendo não.

Outro fator importante é que ambas as versões tem os elementos no mesmo tamanho e tem a mesma quantidade de cores, mesmo o Super Nintendo dispondo de mais cores. A versão para o console da Nintendo tem a tela cortada, por causa de sua resolução menor, como expliquei no inicio. Quando é necessário, a tela desliza para o outro lado. Já na versão de Mega, vemos o cenário por completo. Note também que o relógio do lado esquerdo da máquina gira um ponteiro na versão de Mega Drive, na de Snes ele fica parado. Não sei o motivo, talvez a limitação do seu processador inferior.



É dificil comparar as fases, já que as fases da versão de Snes estão completamente alteradas. Por incrível que possa parecer, a versão de Mega Drive tem MAIS CORES que a versão de Super Nintendo! Vemos um brilho na fonte do Mega, que não vemos na de Snes. O Score do Mega é mais bonito e atrativo que o de Snes. Para balancear, o Snes tem um lindo seu azul estrelado, que não vemos na versão do console da Sega.

Para resumir, na minha opnião o Mega Drive ganha por pouco em gráficos do Super Nintendo nesse jogo. As diferenças são perceptiveis, e cada uma tem seus fortes e fracos. Aqui a vantagem do Mega foi sua resolução maior, se não fosse por isso a de Snes teria ganhado.

Áudio

Ambas as versões estão parecidas em áudio, achei as vozes da versão de Snes melhores. Mesmo a diferença não sendo muito grande, e essa parte me dando uma dúvida imensa, eu escolho a versão de Super Nintendo como melhor áudio.

Jogabilidade

Não vi diferença nenhuma, nesse caso vou focar nos controles. Acho os controles do Super Nintendo melhores, mas isso é um gosto muito pessoal. Como não vi diferenças na Jogabilidade geral, vou dar aqui a vantagem para o Super Nintendo. Nessa parte quem ganha é o Super Nintendo!

Fases

As versões tem fases diferentes, não sei o motivo. Talvez o jogo tenha ficado muito lento com a fase original, e os produtores decidiram alterar para ficar melhor no Snes. Outra possibilidade é que a resolução menor tenha dado algum problema, ou simplismente não conseguiram espremer as fases no cartucho.

As fases da versão de Mega Drive tem mais lugares para se explorar e são mais bem desenhadas que a de Snes. Nessa caso, damos o ponto ao Mega Drive! 

Pontuação 

                          MD       SNES
Gráficos            X                     
Áudio                                 X    
Jogabilidade                     X      
Fases                  X                    

E aqui temos um empate! Como na categoria Jogabilidade houve muito do meu gosto pessoal, vou desconsiderar essa categoria para resolvermos o problema do empate. Nesse caso, o Mega Drive é o vencedor mais uma vez!

Nossa disputa está Mega Drive 2 x 0 SNES! Aguardem até o nosso próximo Guerra de Consoles, e dêem suas opniões que já ajuda muito!

Um comentário:

  1. Excelente game, na época do lançamento eu aluguei o game e cheguei no último chefe, o game era bem difícil! Achei as comparações válidas, mas quem jogou a versão do mega drive e vai para o snes, estranha! Os gráficos ficaram espremidos, não ficou legal, a resolução é algo que não dá para negligenciar, os sons são bons em ambas, tem coisa que gosto mais no mega e outras no Snes. Mas pelos gráficos com maior resolução e layout de fase melhor fico com o mega.

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.