Search

Guerra de Consoles: Street Fighter II (SNES vs Mega Drive)


Os jogos são a melhor maneira de comparar dois consoles na minha opnião. Dessa vez vou mostrar as diferenças do Street Fighter 2 de Super Nintendo e Mega Drive. Qual console vai levar a melhor, o querido console da Sega ou o da Nintendo? Ambos da geração 16 bits, cada um com seus pontos fortes e fracos. Aqui vamos ver o que se saiu melhor!

Para dar as notas, eu vou usar quatro categorias. São elas: Gráficos (qual console tem o melhor gráfico), Áudio, Jogabilidade e Arcade (Qual é mais parecido com original). Lembrando que para cada jogo eu uso critérios diferentes, já que nem todos os critérios são aplicáveis a todos os jogos.


Gráficos

De cara vemos que a versão de Mega Drive tem gráficos melhores que a de Snes. A versão do Mega tem cores mais suaves, enquanto a do Super Nintendo tem cores mais vibrantes. O Mega Drive tem a resolução maior que a do Snes. Pode parecer estranho, mas o Snes tem a resolução menor do que a do NES.

Achei o a versão do Mega mais detalhada, e com uma melhor seleção de cores.

Jogabilidade

A versão de Snes é notoriamente mais lenta que a de Mega Drive. A de Mega é bem melhor de se jogar que a de Snes. Ao se colocar as duas versões lado a lado, dá para ver que a de Snes da uns slowdowns, diferente da de Mega que roda mais liso e rápido.

Fora isso, em termo de controles e de golpes, acho que ambas as versões são equivalentes. Mais uma vez, o ponto vai para o console da Sega.


Áudio

A versão de Mega Drive tem o som muito ruim, quando ele fala "Fight" por exemplo, a versão de Mega Drive tem o som muito inferior a versão do Super Nintendo. No Snes vemos um som limpo e bem parecido com a versão de Arcade, já na versão de Mega vemos um som ruim, mais parecido com o som que viamos no NES.

Nesse quesito o Snes ganha!

Fidelidade

Esse jogo teve sua versão original lançada em Arcade. Qual será a versão que representou com mais fideliade?

A versão de Mega Drive tem a introdução igual a versão de Arcade, com o cara levando um soco e o prédio com Scrolling Vertical, quando aparece o logo "Street Fighter II", o nome gira e vamos ao menu. Já na versão de Snes só vemos o logo da Capcom e o nome do jogo girando, indo direto para o menu.

Porém, a versão de Snes tinha a fonte mais parecida com a original, com fundo azul e som muito melhor. Porém, esses são detalhes mínimos se comparados a introdução do Mega. Mais uma vez, ponto pro Mega Drive.

Pontuação


Mega Drive Super Nintendo
Gráficos X
Jogabilidade X
Fidelidade X
Áudio X

Temos um empate entre os dois consoles, cada um tem seus pontos positivos e negativos. Em termo de gráficos, alguns cenários ficaram melhores no Super Nintendo, e outros no Mega Drive. Porém, a seleção de cores usadas no SNES é melhor que a do Mega Drive, isso porque o Super Nintendo tinha capacidade de renderizar muito mais cores na tela ao mesmo tempo que o Mega Drive, além de ter uma paleta maior. O som da versão de Super Nintendo é muito melhor que na do Mega Drive. Na versão de SNES, haviam Slow downs na hora de dar especial, e na de Mega Drive não, devido ao processador mais lento do Snes.

Video

Para complementar nossa postagem, achei esse video no YouTube que mostra as duas versões lado a lado, assim você pode tirar as suas próprias conclusões.




Pretendo fazer mais postagens desse tipo para decidir de vez qual console foi o melhor, o Super Nintendo ou o Mega Drive. Eu sei que vai ter muito Nintendista e Segista (???) para defender cada console, mas minha opnião é essa. Mega Drive rules! Super Nintendo também é um bom console, só não conseguiu superar o da Sega.

12 comentários:

  1. Comparação muito injusta! Vc pegou o Street Fighter II The World Warrior do SNES, q foi o PRIMEIRO Street Fighter II pra comparar com o Street Fighter II Champions Edition do Mega Drive, q foi o SEGUNDO jogo do Street Fighter II!
    E vc disse q o chip gráfico do Mega é melhor do q o do SNES, onde? O Mega tem uma paleta de 512 cores e só reproduzia junto na tela 64 dessas 512, enquanto o SNES tinha uma paleta de mais de 32 mil cores e reproduzia junto 256!
    Vc disse q o snes perde em fidelidade só pq não tem intro? Então ter som melhor não vale nada se não tiver uma intro de alguns segundos? Vc deu ponto pro snes pelo som melhor e depois disse q isso é um minimo detalhe só pq não tem intro? Ah vai cagar!
    Tbm reparei q a imagem q vc colocou do mega tava um pouco esticada para ficar maior! E o SNES não tem resolução menor do q a do NES, é a mesma, e resolução menor não significa gráficos melhores, não nos 16 bits. Essa comparação foi fortemente influenciada por um "ismo" pela Sega. Vc devia ter pego Super Street Fighter II The New Challengers, mas provavelmente não pegou pq sabe q o mega perde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negocio q vc disse é meio nitntedista demais kra, tenta olhar o lado dos dois(eu nao sou seguista nem nintedista)
      A paleta de cores e audio do snes era melhor mas a jogabilidade do mega era mais fluida e a resolução dos jogos na maioria era melhor.
      Em relação ao street fighter 2 é muuuito melhor a do mega, mas em relação dos consoles depende do gosto e eu teria que fazer um imenso texto para explicar bem isso

      Excluir
    2. DIscordei de ambos!!
      A versão do Snes possui gráficos limpos com muitas cores, sons padrão Snes (bons mas não tão fieis ao arcade) e jogabilidade boa no geral, e a versão do Mega Drive é evidente a tentativa de se assemelhar ao Arcade em todos os aspectos.
      O som do Mega que sempre soou pior que o do Snes na maioria dos ports consegue surpreendemente nesta versão dar um banho por utilizar o que tem de melhor no Midi do Mega, com batidas profundas e densas deixando o som mais fiel ao arcade(Jogaram a versão arcade?? pelos seus posts não parece). Os gráficos possuem personagens grandes e muito bem animados na versão Mega mas a paleta de cores sempre atrapalha deixando alguns cenários decepcionantes, enquanto no Snes possuia cores limpas e bonitas.
      Jogabilidade o controle do Mega de 6 botões da um banho e como você disse não possui os slows presentes no Snes.
      Este jogo acaba sendo uma exceção (existem alguns outros mas pouquíssimos) em que o Mega ganha do Snes, a Capcon pareceu tentar fazer o melhor pro console da Sega, derrepente com aa ajuda da mesma para se virar com o kit de desenvolvimento enquanto no Snes fazia algo padrão e sem tanta dedicação.

      Excluir
  2. Realmente o Snes tem o chip gráfico melhor que o Mega Drive, mas não significa que em todos os jogos aproveitam isso. Em termo de cores, as diferenças entre as versões são minimas. Porém, o Mega Drive tem resolução maior, e por isso eu dei ponto. E obviamente, o Mega Drive não ganhou só porque tem intro. Além do Super Nintendo ter um processador mais lento que o do Mega Drive, e por isso durante os combos, haviam slowdowns. E não, a imagem do Mega não estava esticada. Ambas as imagens estão com resolução nativa do console, sem nenhuma alteração.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom então, talvez eu tenha me exaltado um pouco. Mas ainda achei errado pegar o The World Warrior e comparar com o Champion Edition. E sim, o processador do snes é mais lento do que o do mega, fato, mas mesmo assim acho q o snes se saiu muito bem, aliás, no arcade tbm tem lag quando se execulta um especial, as vezes acho, q essa lag era proposital, talvez pra "enfatizar" o ataque. Já em relação aos gráficos, é algo relativo, tem gente q prefere a versão do snes e outros a do mega, ou seja, não existe de fato a versão com melhores gráficos. E a versão do snes provavelmente tem gráficos mais claros para se parecer mais com a do arcade, pois no arcade os gráficos são "claros". E pô, a imagem do mega não tá esticada? Aaahhh, acabei de notar q a Capcom esticou a imagem do sprite do Ryu no Mega pra ele ficar no seu aspecto original! HA! Te peguei Capcom! hehe Pois olhe o sprite do Ryu no snes e depois no mega, da pra notar q ta esticado! Até a imagem do logo do jogo dá pra ver q foi esticado! E vou repetir, achei injusto comparar o The World Warrior com o Champion Edition, vc devia ter pego o The New Challengers, pois foi o único Street Fighter q saiu para ambos os consoles.

    ResponderExcluir
  4. Olha essas imagens: http://segaretro.org/images/8/8b/SF2SCE_Title.png

    http://www.mobygames.com/images/shots/l/93672-street-fighter-ii-special-champion-edition-genesis-screenshot.gif

    Essas sim estão na resolução nativa do jogo, em 256x224, a mesma do snes! Então, VOCÊ ESTICOU SIM AS IMAGENS DA VERSÃO DO MEGA! Bem q eu tava estranhando a leve deformação nas imagens da versão do mega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, para de viajar! A resolução da maioria dos games do mega drive, é 320X224 e no Snes é 256X224. Na teoria o Snes suporta uma resolução de 512X448, mas poucos games usam! O processador do Snes só tem 3,58 Mhz. Então embora seja possível uma resolução maior, existe um gargalo na CPU. Então na prática os games do mega drive tem 64 pixels a mais na horizontal. E esta foto que você pegou no sega retro está editada!

      Excluir
  5. Tem razão, na verdade essas imagens eu tirei do emulador, o Kega Fusion e o ZSnes. Alguns jogos de mega drive são na resolução de 320x240 e outros 256x224 (o caso desse). O EMULADOR havia, de fato, esticado as imagens. Então, eu acho que seria um EMPATE. Mais tarde vou ver se edito a postagem.

    ResponderExcluir
  6. Normal, as vezes os emuladores fazem essas "mancadas". E agora concordo com vc, temos um empate entre as duas versões. Para alguns, o Mega é melhor, para outros o Snes. Mas tem uma coisa q acho q o Mega perde mesmo na minha opinião, q é o som. As músicas não acho q ficaram ruins, mas as vozes, são bem ruinzinhas. Ah! E eu tava vendo uns vídeos da versão do mega, e notei q quando soltam um especial e atingem seu rival (como um hadouken por exemplo) tbm fica lento, isso reforça ainda mais a minha idéia de q isso não é de fato um slowdown, e sim, apenas uma redução na velocidade feito por programção para enfatizar e agonizar o golpe recebido.

    ResponderExcluir
  7. putz... nada a ver... Snes destrói o Mega em todos os sentidos, gráficos e som. falando em nível técnico não no quesito produção dos jogos que depende muito da equipe. o mega fazia milagre mas não quer dizer que tecnicamente era melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destrói mas também faz muita merda, e algumas vezes o Mega poe o SNES de 4 e taca-lhe no rabo. O Mega é um console muito injustiçado, infelizmente. Mas sobre o post, tá puxando muita sardinha, texto mal feito do cassete. O som destrói? Po, nem falou das músicas! E a fonte é mais parecida? Que diabos de comparação é essa? Faz um troço mais detalhado e menos porco.

      Excluir
  8. Bastante amadora as comparações!! Você analisou o jogo de maneira muito superficial, embora concorde que no geral a versão do mega é superior.

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.