Search

Mega Review: Pokemon Fire Red/Leaf Green


Pokemon foi uma das séries de maior sucesso já lançadas para o Gameboy, chegou a fazer tanto sucesso que até hoje tem lançamentos para Nintendo DS. O Gameboy Advance teve quatro versões, só que duas originais e duas variantes. A Left Green e a Fire Red são idênticas, assim como Emerald e Ruby. Hoje vou falar da versão Fire Red/Leaf Green, depois falo da outra.

Esse Pokémon foi um remake do Red/Blue lançado para o primeiro Gameboy, e era monocromático. Só dai já vemos uma melhora consideravel. Gráficos bem melhores e Pokemons adicionais são os pontos altos do Remake.

História

Os Pokemons são criaturas que possuem poderes. As pessoas usam eles para diversas atividades, mais a maioria usa para batalhar. Esses que gostam de batalhas, costumam treinar os seus Pokemons ao extremo, para fazer com que eles evoluam, e assim fiquem mais fortes.

Ao começar o jogo, você não sabe nada ainda sobre esse mundo Pokemon. No entanto, o Professor Carvalho vê um potencial em você para ser um bom treinador. Ele dá um Pokemon a você e ao neto dele. O neto dele é o seu rival (e você deve dar um nome a ele), e sempre está querendo batalhar com você.

Para começar sua jornada, você escolhe entre três Pokemons do Professor Carvalho, podendo escolher entre o Bulbasaur (tipo planta), Squirtle (tipo água) e Charmander (tipo fogo). Geralmente o seu arqui-rival escolhe um Pokémon que tenha vantagens em relação ao seu, por exemplo, se você escolhe do tipo fogo ele pega do tipo água, se pega do tipo água ele pega do tipo planta etc.

Objetivo

Seu objetivo é ser o melhor treinador Pokémon, e para isso deve batalhar com os melhores treinadores, que são da Elite dos Quatro. Para isso, você deve entrar na liga Pokémon, mas para entrar na liga, você precisa das oito insignias. Você consegue uma insignia batalhando com o lider do ginásio, geralmente tem um em cada cidade (fora a cidade que você começa o jogo).

Mesmo você tendo uma sensação de liberdade ao viajar pelas cidades, o jogo te limita um pouco. Você deve passar dos ginásios na ordem determinada, apenas depois de ter passado pelo lider do ginásio, seu Pokémon vai ter as habilidades necessárias para passar por algum obstáculo, ou vencer algum treinador.

Ginásios e Líderes

Brock - Esse é o lider do primeiro ginásio que você vai, usa Pokemons do tipo pedra.
Misty - Ela usa Pokemons do tipo água, seu ginásio é aquatico.
Surge - É do ginásio de Vermillion (que misteriosamente está sempre fechado). Usa Pokemons elétricos (ex: Pikachu).
Erika - Usa Pokemons do tipo planta.
Koga - Bem chatinho esse, usa Pokemons venenosos (leve muito Antidote).
Sabrina - Usa Pokemons Psiquicos, bem chatinha também.
Blaine - Velhinho sinistro que usa Pokemons do tipo fogo.
Giovanni - Ele é o lider da equipe Rocket, mais dificil dos ginásios. Pokemons do tipo planta.

Principais Personagens

Herói - Personagem que você controla. Quem dá nome a ele é você, porém seu nome original é Red.
Rival - Seu arqui-rival, neto do Professor Carvalho. Quem dá nome a ele é você.
Professor Carvalho - Carinha muito legal, té dá um Pokemon, a PokeDex e vários bons conselhos.
Lideres de Ginásio - Já falei de todos eles mais acima.
Equipe Rocket - Galerinha do mal que quer escravizar os Pokemons, tem seus planos frustrados por você. 
Elite dos Quatro - Os quatro melhores treinadores que existem. Vou falar de cada um mais afrente.

Fora esses, tem vários personagens e treinadores que você conhece pelo jogo, mas são muitos, imagina se eu colocasse todos eles! Daria para fazer um livro!

Elite dos Quatro

Esses são os membros da Elite dos Quatro. As informações foram retiradas do site Pokemon Mythology.

Lorelei - Lorelei (ou Prima, como foi chamada no anime) é mais esperta do que muito treinador que você tenha enfrentado antes, suas estratégias são realmente boas. Ela é um dos maiores ídolos de Misty, que a considera a maior treinadora de pokémons aquáticos.
Ela é muito mais forte do que qualquer outro treinador desafiado pelo Ash. Sua estratégia na vida é seguir como as correntezas, assim como o mar, mas sendo dura como o gelo em suas batalhas. Com muita calma o seu lema é "Conheça os seus Pokémons como você mesmo!". Ela tem um Lapras que capturou quando criança nas ilhas Sevii, onde sempre morou. No anime ela aparece nas ilhas Laranja, o que faz acreditar que as ilhas Sevii e Laranja tenham uma conexão.

Koga -  Tem um ginásio na Cidade de Fuschia. Neste ponto ele deixa o ginásio, que fica com sua filha, Janine. Koga torna-se membro da nova elite dos 4, ele é um dos mestres pokémon. Ele aparece com uma nova equipe de pokémons totalmente evoluídos. Mas isso nunca foi visto no anime...

Agatha - Os Pokémon venenosos e fantasmas de Agatha dificilmente são vencidos. Os pokémons dela usam golpes para confundir seus oponentes. Com seus pokémons Fantasmas e Venenosos, ela não precisa de muito esforço para derrotar seu adversários. Hoje ela acredita que pokémons servem apenas para batalhar.

Bruno - Corajoso e forte, Bruno compreende o que os pokémons estão sentido apenas olhando em seus olhos. Ele tem um Onix gigante que encontrou nas montanhas, era um Onix comum, mas que tinha crescido, ficando maior do que o normal. Bruno é um dos dicípulos de Chuck, ele treinava junto com Brawly (note a semelhança).

Pokemon Lendário

No jogo, ainda existem quatro Pokemons lendários, que são raros e dificeis de achar. O mais dificil e misterioso é o Mewtwo. Ele é uma versão geneticamente modificada do Mew original, se tornando bem mais forte e único. É tão poderoso que só pode ser capturado com a Master Ball, a Poke Bola mais "forte" de todas. Ele aparece no Anime como um ser muito poderoso, consegue ganhar de Ash e os outros treinadores, mas depois se arrepende e acaba fazendo as coisas voltarem ao normal e apagando a memória deles.

Conclusão

Pokémon é um jogo muito conhecido, é um jogo bom e viciante, não é a toa que foi o jogo mais vendido do Gameboy. Se você ainda não jogou e capturou todos os Pokemons, recomendo que jogue, é uma diversão garantida. Existem opções mais recentes para Ninendo DS que eu recomendo quem tiver o portátil dar uma olhada, vale muito a pena!

No mais, até o próximo review, onde eu devo falar do Pokemon Ruby/Emerald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.