Search

Melhores Emuladores para Android


Estou montando aqui uma lista com os melhores emuladores para Android, pra quem, como eu, é fã de emulação. Vou falar aqui o que eu acho de todos os emuladores que EU TESTEI.

Nintendo 64

Um dos meus favoritos, Nintendo 64 é clássico, não precisa nem discutir. Temos poucas opções de emuladores para o sistema, apenas o N64Oid e o Mupen64plus AE. O primeiro, é feito pelo Yonghz (ou algo assim), ele fez além desse vários outros emuladores, tudo terminado com Oid; já o segundo foi feito por Paul. Mas antenção, o DSoid não foi feito por ele. ATENÇÃO: Rolava na Play Store, não sei se ainda tem, emuladors com nomes como N64Player e similares. É uma modificação não autorizada do Mupen64Plus AE, que encheu o emulador de propagandas e possiveis spywares. Nunca baixem essas porcarias, só vão dar dor de cabeça e prejudicar o desenvolvimento do emulador legitimo.

Dado o aviso, vamos lá. Testei ambos os emuladores, e vou dizer que o N64Oid é muito melhor. Primeiro, o desempenho do N64Oid (pelo menos para mim) foi bem melhor que o Mupen64 em jogos mais pesados, em jogos mais leves (Ex: Super Mario 64) não notei muita diferença. Notei problemas gráficos em alguns jogos, que no N64Oid estão bem amenizados ou nem existem. Em Conker Bad Fur Day por exemplo, com o plugin padrão do Mupen64 nem aparecia nada, tive que mudar para o Rice, ai funcionou com vários problemas gráficos, faltava contorno dos olhos do conker, alguns objetos estavam sem transparência, sprites bagunçados, e o jogo bem lento. No N64Oid também encontrei problemas, porém bem menores. Além do jogo rodar bem mais rápido (acho que uns 80% da velocidade normal). Ao chegar na parte do jogo onde Conker entra no celeiro, e tem a tinta, o pincel, os personagens desaparecem e não tem como progredir no jogo. Outro jogo que encontrei problemas no Mupen64plus foi Mario Kart, onde os carros aparecem de frente, e a telona que tem na primeira pista não aparece nada.

Um ponto a favor do Mupen64plus é que ele roda em muito mais dispositivos que o N64Oid, que se limita a processadores Armv7 (processadores com 1ghz ou mais, geralmente tem essa arquitetura). A recomendação é, se o seu dispositivo tiver a capacidade de rodar o N64Oid, instale, é na minha opnião a melhor opção. Se puder ter os dois, melhor ainda! Jogos que não rodam no N64Oid podem funcionar no Mupen64 e vice versa.

Playstation

Atualmente existem três emuladores de PSX, O FPSE, o PSX4Droid e o ePSXe. Se alguém conhece mais algum, deixe nos comentários. Testei os três e vou dizer o que achei de cada um. Primeiro, o PSX4Droid não funcionou para mim, nem no smartphone e nem no tablet. Até entra no menu, mas não abre o jogo. O FPSE é um excelente emulador, e funciona com QUALQUER dispositivo com Android (desde que seja a partir do Android 2.0).

O ePSXe foi lançado recentemente pela equipe, ele é um excelente emulador para Windows, e com o Android não podia ser diferente. Testei ele, e me supreendi. Ele e o FPSE forma uma disputa dificil, mas eu prefiro o ePSXe. Assim como vemos no Nintendo 64, o ePSXe é um emulador para dispositivos de alto nivel, com processadores Armv7. Já o FPSE, é para todos.

Se o seu dispositivo suportar, instale o ePSXe sem medo de ser feliz, caso contrário, fica o FPSE mesmo, que não deixa de ser um excelente emulador!

Nintendo DS

Assim como no Playstation, existem três emuladores de Nintendo DS atualmente. O Tiger NDS, o NDS4Droid e o DSOid. Vou falar de cada um em sua ordem.

Primeiro o Tiger NDS. Eu admiro o trabalho do autor desse emulador, e como um programador principiante eu sei como é trabalhoso fazer esse tipo de emulador. Porém, eu tenho que dizer que esse emulador é tão inútil quanto a tecla Scroll Lock. É compativel com qualquer dispositivo, porém é extremamente lento. Posso dizer sem exageros que os jogos rodam a 1fps ou menos.

O NDS4Droid veio evoluindo muito, porém ainda está muito lento. Não fiz muitos testes com ele, mas atualmente não acho que vale muito a pena usa-lo. Um dos pontos positivos é que já implementaram som nele.

O DSoid é o mais novo emulador de Nintendo DS, não foi feito pelo Yongzh como muitos pensam. Um dos principais deferenciais é que ele tem um recompilador dinâmico (DynaRec), tornando os jogos muito mais rápidos. E ainda tem som! Nos menus do Pokémon que eu testei ficou Fullspeed, porém quando entrei no jogo, veio a tristeza, ficou bem lento, uns 10% da velocidade normal eu acho. Já no New Super Mario Bros, fica até um pouco jogavel com um pouquinho de paciência, cerca de 40% da velocidade normal

O melhor emulador de DS atualmente, no entanto, é o DraStic. O DraStic é um emulador de DS que foi escrito do zero para um portátil chamado OpenPandora em uma competição. O emulador veio evoluindo muito desde então, e recentemente, o mestre da emulação Exophase, com a ajuda de Lordus, resolveu porta-lo para o Android. O resultado foi um emulador que roda jogos 3D perfeitamente sem lag até em dispositivos mais fracos. O único porém, é que o emulador é pago, e custa R$ 18 na Play Store.
Todos os testes acima foram feito por mim, com o meu Tablet (CPU de 1.2ghz Dual Core). Pode haver também incompatibilidades com meu dispositivo, por isso eu posso ter problemas que você pode não ter, e vice versa. Essa é uma opnião minha, que fiz baseada nos meus testes. Comentário está ai pra isso.

See Ya!

8 comentários:

  1. Dsdroid e melhor que o dsoid ?

    ResponderExcluir
  2. O DSDroid é uma cópia não autorizada do nds4droid. Atualmente o nds4droid é o melhor emulador de DS, pois no inicio desse ano o Jeff trabalho bastante nele.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel dark sei qie emuladores são um paraiso mas emuladores foi uma das causas que pifou meu pc (ainda naum comprovado) então eu tenho um medo danado de baixar emuladores então emuladores fazem mau ao pc ???!???

    acessa meu blog (comente) mixgam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. nunca ouvi falar de emuladores causarem quaiquer problemas ao computador de alguém, a cause do seu problema deve ter sido uma outra coisa.

    Quanto ao seu blog, olha eu vou ser sincero... Ainda tem muito que melhorar lá, as seções estão muito desorganizadas, os textos estão muito vazio e com muitos erros gramaticais, e o site está com uma imensa poluição visual. Porém com o tempo você vai arrumando isso e seu blog pode ficar ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Legal seu post! Atualmente uso o RetroArch, o melhor multi-emulador de todos, bem melhor do que o ePSXe! ^.^

    ResponderExcluir
  6. melhor emulado de nitnendo Ds, chama-se Drastic, ainda em fase de evolução é o melhor q testei agora.. Já os emuladores de nintendo 64 citados no post, sou obrigado a descordar, achei todos ruins, pois tanto um como outro não carregam pokemon stadium e nem resident evil, msmo configurando o mesmo de todas as formas cabíveis ao aparelho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei do DraStic no post. E o emulador de n64, eu citei o melhor que tem para android. Também acho bem meia boca o emulador, mas é o que tem.

      Excluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.