Search

Frustração com as fases na água


Após algum tempo livre jogando alguns jogos retrô nesse natal, eu me lembrei desse post que já tinha planejado fazer, mais não fiz. Tratam-se das malditas fases na água, que já são motivo de frustração para alguns. Vou falar de algumas fases que realmente me deram trabalho pra passar aqui, e falar minhas impressões.

As fases na água estão presentes em vários jogos de plataforma, alguns até clássicos. Quer um exemplo? Super Mario Bros, Super Mario 64, Sonic, Tiny Toon, Conker's Bad fur Day... entre vários outros. Sempre tem que ter uma fase na água para frustrar os jogadores, é como um mal necessários presente nos games.

Um dos jogos mais chatos quando o assunto é fase na água, provavelmente é Sonic. Em Sonic, você deve se preocupar em pegar bolhas de ar pelo caminho, ou Sonic vai se sufocar. Alguns outros jogos são mais serveros, e você tem uma nova barra de vida "aquática", quando ela acaba, começa a substrair sua vida normal, e ai você morre. Exemplo de jogos assim é Minecraft, Conker e até o Super Mario 64.

A fase da água do Sonic é a Labyrinth Zone, mas no Sonic 3 tem outra fase da água, com outro nome que não me recordo no momento. Além de ter que se preocupar em sempre estar pegando um fôlego, você ainda tem que tomar cuidado com inimigos, epinhos e armadilhas. Em especial com as piranhas, que te mordem e impedem que você vá para superficie.

Em Super Mario 64, tem uma fase inteira dentro da água. Pra mim, essa é a fase mais chata do jogo. Aliás, em que jogo do Mario não teve uma fase na água? Nas primeiras versões do jogo, Mario ia vertido com roupa de mergulho, e podia nadar tranquilamente, só se preocupando em desviar dos inimigos. Como geralemente nessas fases o scrolling é automático, é preciso tomar cuidado também pra não ficar preso nas paredes.

Conker, bem... Já é um joguinho mais nojento. O esquilo, em seu jogo Conker's bad fur Day, tem que nadar em diarréia em uma certa parte do jogo. Nada agradável, devo imaginar. No inicio do jogo, ele usa bóias de braço, mas depois ele aprende a nadar. E você tem que pegar a manha rápido, pois se não passar logo pelos lugares, já era. Algo parecido com Tomb Raider.

Vou aproveitar e falar um pouco do Crash Bandicoot. No Crash 2, de Playstation, em certa fase você deve pegar uma espécie de Jet Ski para atravessar um rio. Não é bem uma "fase na água", mas é um saco. O Jet Ski é bem dificil de controlar, e você deve desviar de vários obstáculos e inimigos móveis. Devo ter morrido umas 10 vezes até conseguir passar disso.

Há varios outros jogos em que você tem que passar pelas malditas fases na água. Alguns tem até cachoeiras em que você cai. Bem, de qualquer forma, fases na água sempre tem que aparecer em algum jogo pra nos dar um pouco mais de trabalho. E claro que em jogos como o primeiro Sonic, onde não há opção de Continues, elas podem significar o fim do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.