Search

Playstation vs. Nintendo 64, quem ganha?


Hoje vou falar aqui sobre os pontos fortes e fracos dos dois consoles. Ambos fizeram sucesso em sua época, e vou mostrar aqui qual é o melhor. Lembrando que esse é a MINHA OPNIÃO e se quiser discutir sobre ela, tudo bem, mas tenha argumentos e não venham me xingando nos comentários só porque você gosta do Playstation e mimimi. Comentários desse tipo serão deletados.

Controles

Controle é um aspecto muito importante em qualquer console. Tenha um controle ruim, e a experiência de jogo como um todo vai ser ruim. O controle do Nintendo 64 tem a sua famosa forma de Tridente, enquanto o do console da Sony todos já conhecem, que é o Dual Shock. Ele tem esse nome, pois tem dois motores que fazer o controle vibrar, de acordo com o conteúdo do jogo. Um dos motores é mais forte que o outro, para fornecer diferentes niveis de vibração.

O primeiro modelo do controle da Sony, no entanto, não tinha seu duplo analógico, assim como a função de vibração. O controle do Nintendo 64, então, é o primeiro a fornecer um analógico para controlar o jogo, muito melhor que o direcinal em cruz dos controles convencionais. A Nintendo mais uma vez inovando aqui.

Outra coisa, não menos importante, é que o Nintendo 64 tinha entrada para até quadro controles, enquanto que o Playtation só tinha até dois. Então, aqui o Nintendo 64 ganha!

Processamento

O Nintendo 64 tinha um processador de 64 bits (por isso o nome do console) com clock de 93 mhz de velocidade de processamento, e ainda contava com o seu co-processadores. Sua GPU era capaz de renderizar 800 mil poligonos por segundos (com textura). A resolução máxima que o hardware mandava era de 640x480.

O PS1, por outro lado, tinha um processador de 32 bits com clock de 33 mhz, uma GPU capaz de renderizar 360 mil poligonos por segundo. Tinha algumas funções de Background e Parallax. Sua resolução máxima é a mesma do Nintendo 64, no entando a resolução minima é um pouco menor.

É notório que o Nintendo 64 é superior em hardware com relação ao PS1. Mas vejamos isso no que de fato importa, os jogos.

Gráficos


O Nintendo 64 tem gráficos melhores que os do PS1, qualquer um pode ver isso. Muitos dos sprites usados nos jogos de Playstation acabam sendo "esticados" e perdendo a qualidade, deixando pixels aparentes. Isso pode ser visto em praticamente todos os jogos do console. O Nintendo 64 também sofre com o problema, porém em uma escala muito reduzida, e na maioria das vezes é imperceptivel. As personagens e os objetos nos jogos de Nintendo 64 também são mais "redondos" e bonitos no console da Nintendo.


Na imagem acima, do jogo Mortal Kombat, a diferença é bem nitida. Clique na imagem para ver.

Basta jogar nos dois consoles para ver a diferença, e fica notório que o Nintendo 64 ganha na parte gráfica na maioria dos seus jogos (em uns 99%).

Mídia

Aqui muitos vão dizer que o Playstation ganha. O console da Sony usa a midia de CD, moderna e aceitada na época em que o console foi lançado. Além disso, o console também servia de CD Player. Uma midia de CD tem a capacidade de 700mb, enquanto que os já ultrapassados cartuchos usados pelo Nintendo 64 tinha capacidade máxima de 64 mb.

O CD tem muito mais capacidade para conteúdos e filmes que um cartucho. Muito se disse sobre essa diferença de capacidade, que os jogos de Playstation iam ser mais longos, ia ter filmes e tudo mais. Porém, posso dizer que a capacidade não interferiu em nada. Os jogos de Nintendo 64 são tão longos como os de PS1. E digo mais, o Nintendo 64 tem as animações melhores que o PS1, pois é tudo renderizado na hora!

O cartucho é uma midia gravavel, ou seja, os Saves dos jogos podiam ser gravados no próprio cartucho. Já o CD, não. O cartucho é mais resistende e duravel, pois a placa está protegida pela parte externa do cartucho. O CD pode ser arranhado facilmente com quedas e falta de cuidado, e com pouco tempo seu jogo começa a travar e dar problemas.

O CD, por outro lado, podia ser facilmente copiado, e jogos baixados podiam ser facilmente gravados para rodar no console. Ou seja, a pirataria de jogos era extremamente fácil, já um cartucho era muito mais dificil de ser pirateado.

Mesmo assim, eu diria que o Playstation ganha aqui. Sua midia de CD inovou, permitindo mais espaço para os jogos.

Armazenamento

No Nintendo 64, os jogos eram salvos no próprio cartucho, e tinha uma bateria que mantia os jogos salvos. Já o Playstation, fazia uso de Memory Cards para guardar os jogos. Eu diria que o Playstation ganha aqui, pois é muito mais eficiente guardar os seus jogos em um Memory Card que no próprio cartucho, se a bateria acaba-se, já era seu jogo!

CONCLUSÃO!

Quem ganhou? O Nintendo 64, é claro! Em termo de gráficos, processamento e controles ganha do Playstation! Mas é claro que ambos são excelentes consoles, e todos devem jogar os dois! Com a facilidade dos emuladores, podemos jogar PS1 em quase qualquer lugar, até no celular. Só o Nintendo 64, por ser mais potente, é um pouco mais dificil de se emular, e pode ficar um pouco lento.

Até o próximo post galera!

63 comentários:

  1. Gostei da matéria, mas tem que levar em conta os títulos lançados para ambas as plataformas (se bem que nessa comparação daria empate, afinal ambos os consoles tiveram jogos bons)

    ResponderExcluir
  2. Os gráficos do PS1 são muito melhores.
    A única coisa que deixou o Nintendo 64 marcado foi ter feito o pior jogo de todos os tempos: Superman - 64
    Sem falar que o PS1 vendeu mais de 100 milhões de unidades, enquanto que o Nintendo 64 vendeu 30 milhões.
    #FICAADICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira! O Nintendo 64 tem gráficos de 64 bits.

      Excluir
    2. fdp nao sabe de nada tenho ps1 e n64 coloquei cada um em euma televisao de tubo o n64 nao ficou tao esticado como o ps1 e por isso o grafico e melhor

      Excluir
    3. e o melhor (007-goldeyne,zelda ocarina of time......) e por ai vai a lista nintendo tem tanto jogos bons como ruins. mas se lembre de uma coisa quando vc ia no flipper qual jogo em qual console os flippers estava jogando? preciso dizer? multiplayer 007-goldeyne ou san fransico rush.
      #ficadica!

      Excluir
    4. cala boca mlk sonyysta da porra

      Excluir
    5. Todoas as flipper que eu ia o pessoal estava jogando o ps1.
      winning eleven 2002, Resident evil 2, tekken 3 etc..

      Excluir
  3. Esse povo é muito burro... os gráficos do ps1 são uns lixos se comparados aos do 64. O ps1 é 32 bits...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os gráficos do ps1 eram superiores, eram mais trabalhados tinha mais polígonos, mas cores, o unico problema era que os gráficos eram de 32 bis e ficava mais bagunçado com resolução baixa.

      Excluir
    2. Realmente.. o unico problema do ps1 é a resolução dos graficos e texturas.. os jogos ficaram como um "atari 3D " cheio de quadrados .. e as texturas tão esticadas distorcidas.. o nintendo 64 tambem sofreu com isso.. mas num grau muito menor.. ta na cara que o n64 tinha mais qualidade grafica.. mas em questao dos jogos.. o Ps1 tem mais variedade e jogos muito mais bem trabalhados em historia e jogabilidade.. entao não podemos dizer ao certo qual o melhor.. pois cada um possui pontos fortes e fracos.. vai depender de cada um :)

      Excluir
  4. Achei extremamente parcial esse artigo...
    Em primeiro lugar eu acho horrível esse controle do N64.
    Só concordo na parte dos gráficos.
    O N64 pode ter gráficos melhores mas quase não tem jogos de qualidade...
    Nem um RPG descente tem...
    Prefiro o PS1 pq a quantidade de bons títulos é MUITO superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim ps1 so tem crash bandicooti

      Excluir
    2. só crash bandicooti??
      E tekken 3, Crono cross, Gran turismo, Dino Crisis, Driver, Spider mam, Harry potter, Medal of Honor, Final fantasy, Hércules, Moto racer, Metal Gear Solid, Dragonball Z legends, Carmagedom, Tomb Raider, Motal kombat, Disney's Tarzan, Aladin,Sheep Raider, Jakie chan, Metal Slug, Lonney Tunnes Racing, Syphon Filter, Need For Speed, Toy Story 2, Vigilante 8, Sillent Hill, Tony Hawk's, Street Fighter, Tom & Jerry, Scooby Doo, Diablo, Castlevania, Quake II etc, etc...??????
      VCe nunca jogou ps1 não caramba????

      Excluir
    3. Concordo.. o n64 eh melhor em questao de graficos.. mas os jogos do n64.. muitos deles são uma tosqueira.. muito infantis.. so os que se salvam sao resident evil 2 e mortal kombat 4 (que tambem foram lançados para ps1 e fizeram muito sucesso) o n64 mesmo sendo 64 bits ainda nao consegue gerar graficos com varios poligonos então as texturas tambem ficam como papelão esticado.. assim como o ps1.. a unica diferença é a resolução

      Excluir
  5. Achei extremamente parcial esse artigo...
    Em primeiro lugar eu acho horrível esse controle do N64.
    Só concordo na parte dos gráficos.
    O N64 pode ter gráficos melhores mas quase não tem jogos de qualidade...
    Nem um RPG descente tem...
    Prefiro o PS1 pq a quantidade de bons títulos é MUITO superior.

    ResponderExcluir
  6. O Nintendo 64 não tem jogos de qualidade? É sério isso? Posso dizer vários jogos excelentes de cara: Super Mario 64, Diddy Kong Racing, Conker's bad fur Day (eu considero um excelente jogo, nunca vi nada similar), Missão Impossivel, Goldeneye 007, Super Smash Bros, Star Fox 64, Zelda Ocarina of Time (que muitos consideram o melhor jogo de todos os tempos, e inclusive pode ser considerado um RPG), banjo kazooie etc

    E eu gosto do controle "tridente" do nintendo 64, mas isso já é uma questão mais pessoal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só esses? já no caso do ps1 não da nem para escrever aki, por que são muitos! 75% dos jogos de ps1 são leguais

      Excluir
    2. So tem crash naquela merda

      Excluir
    3. vamos ser sincero,eu tenho o nintendo 64,gosto dele,tem exelente jogos,mas sejamos francos,o controle do nintendo 64 é uma merda

      Excluir
    4. So crash?! Sério??
      Olha isso.....
      Yugioh
      Resident
      Crash
      Wining elevem.
      Spider man1/2
      Driver1/2
      Bayblade
      Gundan win
      Cavaleiros
      Castelvania.
      Dino crisis
      Siliant hills
      Die hard
      Alien ressusition
      Grand Turismo1/2
      Magaman (não lembro de era nintendo mas eu jogava)
      Toni Halks
      METAL SLUG
      DRAGON BALL (TODOS)
      Digimon Word.
      The King of figters
      Mortal kombat
      Street figters
      So os que eu lembro agora

      Excluir
    5. Yugioh
      Resident
      Crash
      Wining elevem.
      Spider man1/2
      Driver1/2
      Bayblade
      Gundan win
      Cavaleiros
      Castelvania.
      Dino crisis
      Siliant hills
      Die hard
      Alien ressusition
      Grand Turismo1/2
      Magaman (não lembro de era nintendo mas eu jogava)
      Toni Halks
      METAL SLUG
      DRAGON BALL (TODOS)
      Digimon Word.
      The King of figters
      Mortal kombat
      Street figters
      So os que lembrei agora.
      PSOne Wins....

      Excluir
  7. Esqueceram de citar Perfect Dark!! Cara o jogo era inovador,gráfico (o realismo das armas e tiros), a inteligência artificial e as animações... Gráficos surpreendentes para um jogo de 1999!
    Parecia um jogo com gráficos de PS2!!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e medal of honor:se passa na segunda guerra mundial,foi estudado bem os movimentos,tem cão guardas,tem disfarces,cameras,sniper que funciona DE VERDADE,armas fodas,velociraptor?????? e muitas outras coisas

      Excluir
  8. Eu posso concordar com o artigo. Eu sou muito fan da Nintendo, mas tambem gosto de ser realista, e digo:O PS1 só conseguiu atingir grande sucesso porque as empresas fabricavam muitos jogos para ele tudo porque ele usava CD, o que era mais vantagem, mais se o Nintendo 64 tivesse CD ele tinha vendido pelo menos umas 150 milhões de unidades, pois os grandes titulos do ps1 teriam sido produzidos para o nintendo 64. Então resumindo, eu só jogo ps1 porque tem jogos dele,como o Castlevania Symphony of the Night, que não tem no n64, mas para mim, a Nintendo é unica, por isso que eu jogo um pouco de cada um.

    ResponderExcluir
  9. Aquele controle tosco do N64 ganha do Dual Shock 2? Never!

    ResponderExcluir
  10. Nintendo 64 não se compara ao Play 1, em quase nada. Séries memoráveis tiveram sua origem no Ps1, como Resident Evil, Silent Hill, Gran Turismo, Medal of Honor,entre outros,que fazem sucesso até hoje... O controle não tem nem comparação, aquele controle pesado e gigante do N64 horrível! A nintendo já fez controles melhores, como o do super nintendo, mas esse ai...não se compara ao Dual Shock. A única vantagem que eu vejo no N64 é que não tem loadings pelo fato de ser cartucho, mas isso é pouco em comparação ao resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara xiu.ps1lixoso so tem crash

      Excluir
    2. Você deve ser um troll de gosto duvidoso, o ps1 tem jogos memoráveis, jogos que jamais o N64 sonhou ter, o que você disse e o mesmo que dizer que o N64 só tem Zelda e Mario (coisa que não é verdade). O ps1 tinha tanto jogo bom que mesmo com usando piratas erra impossível ter todos os bons, jogos menos conhecidos mas excelentes, como Bushido Blade 2, o jogo mais realista de espadas que já joguei, que mesmo hoje nessa geração não foi feito outro igual, fãnboy e fogo viu.

      Excluir
    3. não tem apenas crash,tem FINAL FANTASY,CRONO CROSS,medal of honor,jackie chan,dragon ball,metal gear solid,tekken 3,SPIDER MAN,BATMAN AND ROBIN,dino crisis,grand theft auto e vcs tem SUPERMAN 64

      Excluir
  11. tenho os dois até hoje, são plataformas diferentes. mas q se completam. O que realmente importa é a diversão, video games foram criados para isso, não para competir qual é o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc acabou de xingar o playstation 1,dizendo que ele só tem crash

      Excluir
  12. Ambos os consoles são ótimos. Sempre tive um carinho muito grande pelo Nintendo 64, mas acho que o Playstation ganha nessa. Tem uma maior variedade de jogos, e também um fácil acesso devido a pirataria (os cartuchos do 64 eram caros, eu mesmo nunca tive uma fita quando criança por esse motivo, era obrigado a locar apenas) , e por mais que goste do controle do 64, acho que o do ps1 é mais confortavel, mas isso é questão de opinião. Porém vendo pelo outro lado, levando em conta a situação do 64 na época, acho que ele se deu bem. Mesmo sendo abandonado por diversas empresas que estavam ao seu lado nos tempos do SNES, o Nintendo 64 conseguiu divertir MUITA gente.Dois games considerados um dos melhores de todos os tempos são dele : Ocarina of time e Super Mario 64. O console não possui uma grande variedade, mas possuiu jogos excelentes. O Nintendo 64 tem o seu charme..acho isso desde criança. Como já falaram acima, o que importa no final é diversão, e os dois são extremamente divertidos. Pena que a Nintendo foi infeliz em insistir nos cartuchos, mesmo com algumas vantagens como durabilidade ou falta de loadings (e mesmo achando o cartucho uma parte do seu charme) é fato que foi isso que fez a Nintendo perder seu trono (um dos motivos) . A historia poderia ter sido diferente...

    ResponderExcluir
  13. Aquele controle o 64 acabou com o console, além disso os jogos de ps1 podiam reproduzir pequenos videos, trechos de filmes e musica digital coisa que o 64 não podia fazer, mas o mais podre do 64 era seu controle gigante sua alavanca que com pouco tempo ficava desmangolada e seu formato escorregadio e aquele gatilho que quando precisava usar tinha que ficar trocando a mão de lugar haaaaaarrgggggggggg como aquilo me irritava!

    ResponderExcluir
  14. O ps1 era muito mais melhor tinha jogos pra caramba, gráficos mais trabalhados, suportava mais polignos, movimentos mais suaves, jogos com cores mais vivas, átimo audio, animações em formato de video, um bom controle, memory card para salvar seu jogo, em fim o único problema era os 32 bits que deixava os gráficos bagunçados. Já os nes64 tinha poucos jogos, os jogos tinham poucas cores, poucos polígonos, cenários vasios e utilizava de vários sprites por que tinha poucos polígonos. namoral os jogos do nes64 pareciam jogos amadores feito no blender !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiu?? vai brincar de boneca seu crianção...

      Excluir
    2. Concordo.. o nes64 possuia uma boa resolução grafica.. mas renderizava poucos poligonos.. fazendo o grafico ficar como papelao esticado.. o ps1 renderizava graficos 32 bits numa resolução mais baixa.. porem utilizava mais poligonos.. permitindo um cenario maior e mais detalhado com mais personagens e movimentos simultaneos.

      Excluir
  15. Eu gostei muito do n64 o ps1 não se compara eu teinho ous dois mais eu jogo mais o n64 por cauza do 007 dele e o do ps1 e muito mais ruim bom pra min o n64 e muito mais melho aleim q o ps1 graficois orriveis

    ResponderExcluir
  16. jogos do nintendo64 parecia jogos amadores feitos no blender essa foi foda kkkk mas é verdade , ps1 marcou época ...

    ResponderExcluir
  17. Cara só digo uma coisa, do que adianta ter hardware e não ter sofware?
    O n64 é sim melhor em termos de gráficos e processamento, mas a base de quê? com uma memória de 64 mb, vc quer me dizer que o jogo seria mais bem trabalho do que o de play1? quando o citado tinha jogos de até 600 mb?... Sem delongas, não adianta nada ter um bom hardware sem suporte, e digo mais, na época nem as tvs tinham grande resolução, então quase não se notavam as diferenças, pois, o que as pessoas queriam mesmo era modernidade e acessibilidade. E os únicos jogos que fizeram o N 64 ser reconhecido foi a exclusividade de Pokemon, Star Fox e Mario. Sem isso talves o N64 nunca teria sido notado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só digo uma coisa, um dos jogos já produzidos considerados por muitos usou apenas 26 mb, e nenhum jogo do ps1 chega perto do ocarine of time

      Excluir
  18. Também achei esse artigo completamente parcial.

    Pra começar nunca achei esse controle do N64 bom.
    Nunca consegui me adaptar a essa forma "tridente" e a alavanca no centro.
    Enquanto as duas alavancas do dualshock podem ser facilmente manipuladas vc precisa mudar a sua posição pra poder usar a alavanca do controle do N64.
    Um horror. Foi um dos piores controles que eu já usei.
    Sem contar que no N64 vc ainda precisa ter o Rumble separadamente e usar pilhas(apesar de existirem versões não-oficiais dele que não precisavam). :S

    Com relação ao processamento eu concordo. O N64 é mais potente e fez um 3D melhor.
    Mas você esquece de falar dos defeitos do N64 como a falta de detalhes nas texturas e da tela embassada por causa do filtro "anti-aliasing" que ele usava.
    E esse problema de textura "pixalizadas" do PS1 era pouco perceptível se jogado numa TV de tubo adequada. Acho que o maior problema do PS1 era a "tremedeira" nos polígonos pq o PS1 não tinha Z-buffer.

    As imagens que vc postou provavelmente estão rodando em emuladores com a resolução aumentada mostrando os defeitos das imagens. Posso assegurar que as imagens do PS1 numa TV de tubo são bem melhores do que nessas imagens.

    E você se engana ao dizer que o cartucho não prejudicou o N64. Além de ele perder em qualidade(que no N64 são borradas) de texturas e em jogos 2D(comprare RE2 nas duas plataformas) ele apresentava muitas limitações no som também(Jogue Tony Hawks e MK Trilogy). Sem contar que o fato do console usar cartuchos fez empresas como a Square, Konami, Capcom e etc se afastarem do console prejudicando muito a gameteca dele.
    Sem contar tbm que os cartuchos eram bem mais caros.

    O N64 quase ficou sem jogos de boa qualidade. O que sustentava ele eram os jogos da própria Nintendo e da Rare. Enquanto que o PS1 teve grande quantidade de vários titulos de ótima qualidade de diversas produtoras.

    ResponderExcluir
  19. É Tiago bacilo... Fato é fato, e contra fato não existe argumento. Ou vai continuar teimando que o "n64" é 32 bits??????

    ResponderExcluir
  20. Tiago nunca ouviu falar em the legenda of Zelda: ocarine of time..... Eita cabação mesmo, hein?! Tiago: larga um pouquinho o computador e vai arrumar uma mulher, velho!!!

    ResponderExcluir
  21. artigo muito parcial...
    na verdade o N64 apesar de ter 64 bits(bits não fazem diferença,o primeiro Xbox era 32 bits).
    as texturas do N64 eram borradas e menos detalhadas que as do PS1,porem as texturas do PS1 eram pixeladas por falta do Filtering que so tinha no N64.
    devido a quantidade de filtros,o N64 processava MENOS poligonos que o PS1.
    PS1 rodava cerca 180 mil poligonos texturizados,ja o N64 rodava 100 mil poligonos texturizados COM filtros ligados (cerca de 500 mil com filtros desligados).
    Especifcações:
    PS1: 33.8 Mhz 32-bit CPU, nameless GPU (effects: texture mapping, flat & gouraud shading, ect.), 2 MB main ram, 1 MB VRAM, can do 180K texture mapped and light sourced polygons per second

    N64: 93.7 Mhz 64-bit CPU, 62.5 Mhz RCP (effects: everything the PS1 did + bilinear filtering, mip mapping, anti-aliasing, environment mapping, ect.), 4 MB RDRAM (expendable to 8 MB via Expansion Pak), can do 100K polygons in N64 quality in Fast3D mode and 500 to 600K polygons in PS1 quality in Turbo3D mode

    ResponderExcluir
  22. Ambos os videogames são excelentes. Cada um com suas vantagens e desvantagens.
    Não posso dizer que um é melhor que o outro, vai de gosto. Os dois têm jogos excelentes.
    007 Goldeneye revolucionou os jogos de ação. Resident Evil também abriu um leque de opções para os jogos sucessores da série. Fighting Force também é um jogo sensacional lançado tanto para 64 como para playstation.
    Twisted metal é outro jogo bom para play 1.
    Detalhe: o playstation teve maior aceitação do público devido a sua mídia que podia ser copiada e ser vendida a um preço barato comparada aos cartuchos do 64 (que também havia a pirataria mas tinha que colocar um adaptador para rodar..o que muitos dizem que danifica o console).

    ResponderExcluir
  23. CALA BOCA VELHO O PSONE E MELHOR Q A MERDA DA NINTENDO E Q O X BOSTA E FALANDO SERIO RESPEITEM CRASH BANDICOOT ELE FOI MUITO MAIS LINEAR Q SUPER "MARIOLA 64" E SE ESTIVESSE VIVO ATUALMENTE SERIA O REI DOS GAMES!!!!e faando serio se ENDING GARRY e JASSON RIBIN NAO O ENVENTASE NAO TERRIAO ESPRESSOES OS GAMES ATUAIS

    ResponderExcluir
  24. VCS NINTENDISTAS SAO TUDO %#*@,FALEM QUAL E O CONSOLE MAIS VENDIDO?POIS É O DA SONY!ENTÃO CALEN-SE POIS PS ONE MESMO TENDO A IMAGEM ENFERIOR SE DESTACOL NO MERCADO DE GAMES.
    E PRA MIM QUEM GOSTA DO MARIO E TROXA POIS MESMO CRASH TENDO FALECENDO ELE E,E SEMPRE SERA O MELHOR.(toda encanador patetico,MARIOLA)

    OBS: A UNICA FRANQUIA DE PESO Q AMO DA NINTENDO É "THE LEGEND OF

    ResponderExcluir
  25. Pois é, pior do que essa sua falta de educação só esse seu português ai.

    ResponderExcluir
  26. até o game boy tem graficos melhpres q o ps1

    ResponderExcluir
  27. Interessante MESMO, mas quem jogava pelo gráfico naquela época? Até que hoje em dia o gráfico é apreciado e até criticado, mas antes o que importava era o conteúdo do game, e o gráfico era pouco perceptível por esse interesse (dependendo do jogo), e também porque os pixels só eram notados se prestassem bastante atenção ou dessem zum/aproximação na imagem, se não notados, eles ficam com a aparência de lisos, como em Crash Bandicoot. Outra questão bem importante, em Mortal Kombat tinha uma qualidade bem diferentes em ambos os consoles, mas ninguém percebeu por que ninguém os comparava, então achavam que era a mesma coisa (a menos que alguém o compare), e naquela época quem podia ter 2 consoles? Ainda mais para comparar o gráfico(pode se dizer que ninguém se interessava em comparar gráficos de diferentes consoles, só queriam se divertir)? Era bem raro uma pessoa ter mais de 1 console, ou você tinha 1 ou não tinha nenhum.

    CONCLUSÃO: O jogo pode ter os gráficos mais feios do mundo, mas se tiver uma história interessante, boa jogabilidade, conteúdo interessante e uma trajetória impelgante, será um sucesso.

    ResponderExcluir
  28. Interessante MESMO, mas quem jogava pelo gráfico naquela época? Até que hoje em dia o gráfico é apreciado e até criticado, mas antes o que importava era o conteúdo do game, e o gráfico era pouco perceptível por esse interesse (dependendo do jogo), e também porque os pixels só eram notados se prestassem bastante atenção ou dessem zum/aproximação na imagem, se não notados, eles ficam com a aparência de lisos, como em Crash Bandicoot. Outra questão bem importante, em Mortal Kombat tinha uma qualidade bem diferentes em ambos os consoles, mas ninguém percebeu por que ninguém os comparava, então achavam que era a mesma coisa (a menos que alguém o compare), e naquela época quem podia ter 2 consoles? Ainda mais para comparar o gráfico(pode se dizer que ninguém se interessava em comparar gráficos de diferentes consoles, só queriam se divertir)? Era bem raro uma pessoa ter mais de 1 console, ou você tinha 1 ou não tinha nenhum.

    CONCLUSÃO: O jogo pode ter os gráficos mais feios do mundo, mas se tiver uma história interessante, boa jogabilidade, conteúdo interessante e uma trajetória impelgante, será um sucesso.

    ResponderExcluir
  29. Aqueles graficos do MK não são diretos do console ps1, são de um emulador, por isso tão pixelado, poderia colocar imagens direto do console, mas boa materia, n64 wins o/ :D

    ResponderExcluir
  30. O N64 também tinha memory cards que era encaixado no controle... Possui graficos mais bonitos que o PS1..

    ResponderExcluir
  31. Artigo parcial. Quis puxar sardinha para o Nintendo 64, que é meu preferido. Mas isso é questão de gosto. O Nintendo 64 tem clássicos fantásticos da Nintendo e da Rare. Mas, tem muito pouco além disso. Enquanto o Playstation teve o apoio massivo de praticamente todas as desenvolvedoras importantes à época, SNK, Capcom, Enix, Square, Konami, Namco, Electronic Arts, Sillicon Knights, Eidos, Activision, etc. O Nintendo 64 até teve alguns jogos dessas empresas, mas em pequena escala. Em relação ao controle, questão de gosto também, prefiro o do Nintendo 64, pelo design e inovação, mas tem que destacar que o analógico embora muito bom desgasta fácil... uma pena. O controle do Playstation acabou, no entanto, se tornando o padrão. Tanto que 20 anos depois, no PS4, o controle continua praticamente a mesma coisa, apenas com alguns ajustes. O Nintendo 64 tem uma ótima lista de jogos bons, mas 80% deles são da Nintendo e da Rare. Nintendo ficou completamente isolada pela decisão de utilizar os cartuchos. Eram uma solução de "baixo custo" e alta performance em 1994 quando foi apresentada. Não tinha loadings e poderia utilizar gráficos 3D em tempo real com qualidade bem superior ao Playstation ou Saturn. No entanto, as limitações de espaço fizeram as empresas vazarem da lista de desenvolvedoras... Os 64MB do N64 era equivalente a 512 megabytes, unidade do N64. O Nintendo 64 utilizava por isso u m sistema de compressão de dados muito eficiente, para caberr informaçãoes no cartucho. Porém isso só foi sendo aprimorado tardiamente. Em jogos como Resident Evil 2 (no PSx eram dois CDs), o game roda no N64 com gráficos melhores, apenas com o som mais 'abafado' pois foi comprimido. Mas sem loadings. Perfect Dark e Conker's Bad Fur Day também fazem uso da tecnologia .mp3 para compressão de audio. Mas isso já era 2000, 2001. Tarde demais! O Playstation tem jogos para todos os públicos, clássicos até hoje lembrados. O Nintendo 64 tem clássicos lembrados até hoje, memoráveis também, mas tem em menor quantidade que o concorrente da Sony. E também tem menos variedade.

    ResponderExcluir
  32. Pessoal Vejam que no post é 64 x ps1 o console, e não a quantidade de jogos que saíram para eles, pois os jogos que vocês citaram não são de PS1 e sim das produtoras Capcom, Konami, Namco Square, etc, poderia ter saído para qualquer plataforma, e creio que se tivesse saído para o 64 ainda poderia ter um desempenho melhor.
    Prestem a atenção na colocação do post
    PS1 x N64 ... e não 155.950. Jogos do PS1 X os 300 jogos de N64.

    Concordo que em quantidade de bons jogos o PS1 teve um numero maior, (por motivos que já sabemos).
    E nada que atrapalhasse muito no desempenho dos jogos só por ter o gráfico mais fraco que o 64, e desembestou de produtoras querendo fazer jogos pro play 1... mas isso fez com que o PS1 tivesse muito jogo qualquer, jogos bons, mas que não são memoráveis, jogos que vc começa a jogar e acha legal... joga algumas vezes e depois só lembra que ele existe neste tipo de discussão, a própria lista que citaram acima mostra isso.

    Já o 64 não teve esta imensa lista de jogos bons, mas os poucos que tem são muito bem trabalhados, tem muito conteúdo, o fator replay e de mais, são viciantes são inesquecíveis e são lembrados até hoje em qualquer site, videos, revistas, premios gamers etc.

    A Nintendo tentou eternizar os poucos jogos lançados, e foi o 64 que proporcionou isto a ela.

    ResponderExcluir
  33. Acho que os jogos de playstation 1 eram mais caprichados que os do 64. O motivo que penso é que os programadores de jogos de play estavam ciente das limitações do console e faziam de tudo para disfarçar defeitos gráficos nos games; cuidando do posicionamento da câmera, distanciamento, etc; também cuidavam para utilizar todo o poder do console. Acho que para o 64, por ser mais potente, não havia essa preocupação. Muitos jogos de 64, quando eu joguei, senti que os gráfico davam um ar artificial a muitos jogos, as texturas não tinham a mesma resolução em todos os objetos. Quando comparo, por exemplo, harvest moon, para o play os gráficos são isométricos, o que tornava o gráfico 3d do game mais valorizado, isso não acontece em harvest moon para 64. Na boa boa os gráficos de muitos jogos 64 eram meio zoados! Em Mário 64 a imagem de background era horrível e não dava para acreditar que era um fundo. Em crash bandiccot do play, a movimentação da câmera era zelosa, o que não expunha as limitações do console. Minha teoria é que, com uma tecnologia superior aos concorrentes, os programadores de jogos 64 não tinham tanta preocupação na arte dos jogos, o que é uma grande besteira.

    ResponderExcluir
  34. Tive os dois consoles, jogos de tiro era o N64 (007, Perfect darck e Turock) eram fodas, nos jogos de luta fico com o PS1 com exceção de jogos que exigiam mais polígonos 3d caso do MK4. Corrida e RPG (exceção Zelda) era o Ps1. Jogos 3d abertos tipo Mario e Crash fico com o N64. E no mais o maior processamento do N64 eram compensados pelos belos CGs do PS1. Os dois foram muito bons embora eu jogava mais o N64!

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.