Search

OUYA, um console com Android!

Acho que todos já ouviram falar do OUYA, porém ainda não falei do console aqui no blog. Pois bem, agora que o lançamento está próximo, vou falar um pouco do que eu achei da idéia. Primeiro, para quem não sabe, o OUYA é um console com Android, e hardware semelhante aos dispositivos portáteis com Android, como celulares e smartphones.

Qual a vantagem de um video game rodando Android? O Android é aberto e já está rodando em diversos dispositivos, por isso tem MUITOS jogos a disposição. Por isso, o OUYA já vai ser lançado com uma grande quantidade de jogos, sem falar nos diversos emuladores de PSX, N64, PSP, Nintendo DS, Super Nintendo, Mega Drive... Enfim, uma penca de consoles. Nisso, temos milhares e milhares de títulos jogáveis em um único console que cabe na palma da mão.

O que eu acho mais interessante são os emuladores, que permitem jogar consoles mais antigos que você não vê mais, como Nintendo 64 e Mega Drive, coisa que com consoles atuais como Xbox 360 e Playstation 3 não permitem, por causa de seu excesso de travas e toda essa baboseira de Copyright.

Essa é a placa mãe do Ouya...
O OUYA sendo um console aberto, vai permitir também muito Homebrew, ou seja, jogos feitos em casa. Claro, é necessário um conhecimento a mais em programação Java e C, porém, um jogo feito para OUYA deve funcionar com qualquer outro aparelho Android, e vice-versa.

O hardware do console é um chipset Tegra 3 da Nvidia, que deve estar no Top dos novos smartphones da Samsung, como S4 e Note 2. Também deve vir com 1 GB de Ram e a versão 4.1 Jelly Bean do Android. Ele também vai ter Wifi e Bluetooth, além de saída de video HDMI Full HD para se conectar na TV.

Essa é a versão do Ouya para desenvolvedores, que recebem o console de graça para fazer seus jogos. Por algum motivo, ela é transparente.
O controle é parecido com o de Xbox, porém tem uma superfície sensivel ao toque no centro, útil para jogos que requerem Touch como Fruit Ninja, e também tem um Design elegante. Os botões formam o nome OUYA. Por enquanto, só tenho essas informações, apenas no lançamento em massa vou ter mais detalhes sobre isso.

Essa é a Homescreen do Ouya, não parece... mas é Android!
O preço da venda é surpreendentemente baixo, apesar de um hardware muito bom, o preço é de apenas 99 dólares. Quem apoiou o projeto na Kickstarter, que aliás foi o segundo que mais arrecadou dinheiro na página, rendendo 8,5 milhões de dólares, já teve seu console enviado no final de março. Porém, para a grande maioria que ainda não comprou e quer comprar, vai ter que esperar até Junho, mês em que o console será oficialmente lançado para todos.

Há ainda muitos que criticam o console, e dizem que ele vai fracassar, pois suas capacidades gráficas estão muito distantes dos consoles atuais, e que a gama de jogos de qualidade para o Android é baixa. Muitas empresas grandes disseram que vão dar uma ajuda ao Ouya, no entanto.

E ai, o que você acha? Você vai comprar o Ouya no lançamento, ou acha que ele será um grande Fail? Comente!

3 comentários:

  1. Esse sim vai decolar ainda mais com o lançamento do Dolphin para o Android, segundo informações dos próprios desenvolvedores o Dolphin só roda nos Tegra 3 (o que é muito bom)...

    Agora é só esperar os reviews e ver se realmente vale á pena comprar um desses...

    ResponderExcluir
  2. Rapaz pelo que eu li ele vai rodar na Tegra 4 e GPUs compativeis com OpenGL 3, mas se rodar no OUYA vai ser bom demais, imagina agente jogando N64, PSX, Mega Drive, Snes, GAMECUBE E WII num aparelhinho só! :)

    Aliás eu estava na dúvida entre pegar um GCW e um OUYA, acho que vou pegar o Ouya mesmo quando lançar, esse GCW tá muito enrrolado, nem emulador de PSX tem ainda... Sem falar na tela pequena.

    ResponderExcluir
  3. OUYA é o Zeebo mais moderno, aquilo que a Tectoy não fez que foi se aperfeiçoar na tecnologia. rsrs

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.