Search

O surgimento dos jogos 3D


Hoje eu decidi fazer uma matéria mostrando para o pessoal um pouco do surgimento e da evolução dos jogos 3D como conhecemos hoje. Como todos sabem, nem sempre os jogo foram em três dimensões, os primeiros jogo eram em 2D. O termo 2D significa duas dimensões, ou seja, você via dos ângulos do jogo, X e Y que são largura e altura. Os jogos 3D tem a adição dessa terceira dimensão, a Z, que é profundidade.


Antigamente os equipamentos não tinham poder para processar um gráfico 3D, já que esses precisam de muito mais cálculos e intruções, mas isso não impediu de se criarem alguns jogos "Semi 3D". Um dos primeiros métodos usados foi o Pseudo 3D (2.5D). Nele uma simples imagem era redimensionada de forma a parecer um caminho, era geralmente usado em jogos de corrida bem antigos.


Depois disso veio algo melhor, o Mode 7. Ele era presente no Super Nintendo e permitia rotacionar e ampliar uma imagem 2D, assim dava a impressão de 3D, para você ter uma idéia do efeito, é como pegar uma fotografia, inclinar ela para frente, e aumenta-la. Esse efeito era geralmente usado como chão, mas isso é um falso 3D, mas tudo é 2D, apenas o chão que na verdade é uma imagem normal que foi rotacionada para parecer 3D.

Alguns jogos do Super Nintendo usaram essa tática, como foi o caso do F-Zero e do Mario Kart. Mas ainda deixava muito a desejar. No Mario Kart por exemplos, os limites da pista assim como lagos estavam achatados no chão, então é como você bater em algo que não existe. Os carros também eram apenas imagem 2D que mudavam conforme você vira o carro. Também não existia nenhum tipo de elevação ou buraco. Os poucos objetos com que você colide são 2D redimensionado


No Nintendo 64 a coisa mudou de figura, o videogame sucessor do Super Nintendo tinha hardware melhor, permininto a criação de jogos 3D de verdade, sem truques. Com o Nintendo 64 e o Playstation 1, nasciam os primeiros jogos totalmente 3D, que foram a origem para o atual. Porém, por questão de espaço, os jogos do Nintendo 64 usam texturas de baixa resolução ou mesmo nenhuma, então o jogo não fica tão bonito. Em um jogo 3D, texturas são tudo, elas cobrem a forma de um objeto 3D, dando a ele detalhes. Se a textura for pequena, ela tem que ser esticada para cubrir todo o objeto, e isso provoca distorções, que fazem a qualidade gráfica cair.

Os primeiros jogos 3D não tinham formas muito bem modeladas, pela questão do hardware que não aguentava e pelo espaço também. Então viamos personagens com cabeças triangulares, objetos como montanhas também ficavam muito retas, como pode ser vista nessa imagem do jogo Goldeneye 007 de Nintendo 64. Mesmo assim, foi uma grande evolução, isso não se pode negar.


Com o lançamento do Playstation 2 e o Wii, foi que a coisa esquentou ainda mais. Com o uso das midias de DVD, tinha espaços para texturas e formas de qualidade muito maior, aliadas a um console mais poderoso fizeram os gráficos que conhecemos hoje. Bom galera, espero que tenham gostado da nossa pequena viagem pela era 3D, até a próxima postagem e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.