Search

Doom (SNES vs Mega Drive)

Conseguiram detonar Doom!
Mais uma Guerra de Consoles! Dessa vez do clássico FPS da id Software com temática do inferno, monstros e muito sangue! O jogo marcou a época Dos dos computadores, e como foi um grande sucesso, todos já sabiam no que ia dar né... Foi lançado para Mega Drive em 1994, e um ano depois saiu a versão de Super Nintendo.

Antes que alguém venha reclamar, vamos deixar bem claro... A versão de Mega Drive na verdade foi lançado pelo seu Add On, o Sega 32x. O Mega sozinho não teria capacidade de gerar os gráficos desse jogo. Desvantagem para o Super Nintendo? Não! A versão do Super Nintendo tinha um chip no cartucho chamado Super FX que também ajudava o console a processar o jogo, caso contrário ia ficar uma lesma no console.

Gráficos


Vamos começar a analisar os gráficos. É incrível ver como o gráfico de ambas as versões ficaram um lixo, mesmo com o 32x o Mega Drive não conseguiu rodar jogos 3D. Vou falar separadamente de cada um.

Mega Drive - Mesmo com a resolução maior que a do Super Nintendo, conseguiram fazer a bela cagada de colocar uma moldura no jogo, deixando a tela do jogo MENOR que a do Super Nintendo. O gráfico é ligeiramente melhor que o de Super Nintendo, porém tem um problema grave. As cores são precárias, cadê o olho do cara, é transparente? Chão, teto, monstros, todos compartilham as mesmas cores em algum ponto. Tela minúscula e cores lavadas, esses são os fracos do Mega Drive.

Super Nintendo - Qual será a cagada do Snes? Bom, ele tem uma boa quantidade de cores, então isso não é o problema aqui. Porém, os personagens e objetos de longe viram um quadrado enorme, detalhe nenhum, então se você estiver a mais de um metro de qualquer coisa, você vai ver um quadrado.

Áudio

A versão do Mega Drive tem um som horrível, ruim, uma porcaria. A versão de Snes o som também não é lá essas coisas, mas é MUITO melhor que o de Mega Drive. Sei lá, o som do de Mega Drive parece muito bizonho, os efeitos sonóros nem ficaram tão ruins, mas a música parece barulho de peido, não sei que diabo é aquilo, mas enfim.

Jogabilidade

Aqui o Mega Drive supera, e muito o Super Nintendo. Mesmo tendo menos botões, você pode configurar o que cada botão faz. A versão de Super Nintendo sequer tem um menu (vou falar disso mais adiante). Até que enfim ganhou em alguma coisa hein, Mega Drive?

Menus

A versão de Mega Drive tem menus, e uma intro muito melhor que a versão de Super Nintendo. O Snes sequer tem um menu, mostra os créditos, e... Direto pro jogo! Além disso me parece que tem menor quantidade de entradas para armas.

Conclusão

Esse é o resultado de tentar rodar um jogo 3D em um console que simplismente NÃO tem capacidade de rodar, só para se entupir de dinheiro. Ai pronto, sai duas bostas de port de um jogo tão bom que é Doom, uma completa vergonha para o grande sucesso da id Software. Se o console não aguenta, pra que forçar e lançar um jogo todo capado e muito inferior ao original? É só fazer e achar que o pessoal vai aceitar qualquer porcaria? Isso está errado!

Vejamos os pontos, e qual foi o menos pior. 


Super Nintendo
Mega Drive (32x)
Gráficos
3,0
1,0
Áudio
7,5
1,0
Jogabilidade
5,5
6,0
Menus
0,0
6,0
*TOTAL*
4 / 10
3,5 / 10

Como podemos ver, o Super Nintendo ganhou por pouco do Mega Drive. E o placar dos consoles agora é 1 SNES x 2 MD! Ainda falta duas postagens, vamos ver qual console vai ganhar

12 comentários:

  1. muito tendencioso,

    som 7,5 x 1,0 e jogabilidade 5,5 x 6,0.

    para mim seria:

    som 5,5 x 1,0 e jogabiliade 4,5 x 5,5

    a versão do mega drive é melhor e só é ligeiramente desfavorável nas cores e consideravelmente desfavorável no som.

    ResponderExcluir
  2. cara ta doido . a versao do snes é horrivel . e a do mega 32x tb é .
    rs
    sempre foram ports muito limitados .

    eu sou muito mais a versao do 32x .
    porem nao acho uma comparaçao justa.

    e ta muito tendencioso.

    tipo 1 contra 7 . c ta maluco ...

    ResponderExcluir
  3. não vejo nada injusto nessa comparação. É dificil dizer qual é a menos pior, cada uma tem seus defeitos, mas na minha opnião o snes ganha.

    ResponderExcluir
  4. cara deixa der tendencioso, 32x foi um console a parte, 32x não é mega drive cara... Desencana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No tópico já diz, que o 32X não é o mega drive, é um add on, mas é o único jeito de comparar os mais próximos!

      Excluir
  5. Eu joguei Doom no meu super nintendo, e achei o jogo uma merda. Nunca mais voltei a jogar. Então ta ai a explicação. Port mau feito.

    Sacanagem, se eu não tivesse jogado essa porcaria no Snes, talvez tivesse jogado depois em um pc e teria gostado. O port fez com que eu não gostasse do jogo. Fica a dica para as empresas, se não pode fazer um jogo decente para outras plataformas, deixe como esta para não queimar o filme.

    Ótimo post, agora vou testar o jogo para pc, e tirar essa ideia que eu fiquei durante muito tempo, achando que Doom era um lixo, a verdade é que a versão para snes é um lixo.

    ResponderExcluir
  6. Quanto comentario negativo. É verdade que as versoes de 16 bits sao mt inferiores ao original PC, mas ainda sim é jogavel, e a versao de Snes é a mais dificil de todos os Doom. Quase zerando aqui o terceiro episodio no Nightmare :3

    ResponderExcluir
  7. Na boa, não tem nada a ver esta review dos dois games! Eu joguei a versão do Super Nintendo em 1997, e para min, era sensacional ter a oportunidade de jogar este game! Nesta época eu comprei um playstation por R$ 300,00, e não eram todos que podiam comprar, muito menos tinham um pc em casa para desfrutar o game, então é digno de nota os esforços da Id software para portarem o game para um público de mais de 30 milhões de pessoas! Vamos aos fatos! Os gráficos tanto do Super Nintendo quanto do 32X, tem moldura só que no Super Nintendo a moldura é preta, (Igual no Star fox) e no 32X tem uma moldura com textura de pedras, na prática a área visível no 32X é maior! A paleta de cores do mega drive é um pouco menor que no SNes, mas os gráficos são muito melhores no mega drive! Não tem nem comparação!!! O 32X tem teto e chão com texturas, o Snes não tem chão nem teto, no máximo tem uns polígonos demarcando alguma área. As paredes no 32X tem melhores texturas, que no Snes. O campo de visão no 32X é bem mais amplo que no Snes, se no 32X você enxerga uns 10 metros a sua frente no Snes você encherga 5! O game no 32 é mais fluido. O game no 32 tem menu de configurações, e no Snes só opção de dificuldade. Ou seja em termos gráficos, de opções e de jogabilidade a versão do 32X é a mais próxima a versão PC, que é a versão de referência. A única coisa que o Snes ganha em relação ao 32X é a parte sonora, as músicas do Snes tem melhor qualidade, mas os efeitos sonoros são iguais. Se for usar um critério de pontuação para diferenciar os dois, o mais adequado seria. 1= Fraco, 2= Médio, 3= Bom
    Gráficos. (Qualidade Gráfica) Snes = 1 / 32X = 2
    Jogabilidade. (Fluidez) Snes = 2 / 32X = 3
    Extras. (Opções no jogo) Snes = 1 / 32X = 3
    Som. (Qualidade Sonora) Snes = 3 / 32X = 2
    Diversão. (Fator diversão) Snes = 3 / 32 X = 3
    Conclusão = Snes = 10 / 32X = 14
    No mais os games de ambos os sistemas são bons, são jogáveis! Quando se vai analisar um game, tem que se considerar a plataforma que se está analisando, e se a mesma foi bem explorada, ou foi mal explorada! Acredito que tanto o 32X quanto o Snes foram bem explorados, e oferecem algo bom, considerando o hardware de ambos.

    ResponderExcluir
  8. (Atualizado)
    Na boa, não tem nada a ver esta review dos dois games! Eu joguei a versão do Super Nintendo em 1997, e para min, era sensacional ter a oportunidade de jogar este game! Nesta época eu comprei um playstation por R$ 300,00, e não eram todos que podiam comprar, muito menos tinham um pc em casa para desfrutar o game, então é digno de nota os esforços da Id software para portarem o game para um público de mais de 30 milhões de pessoas! Vamos aos fatos! Os gráficos tanto do Super Nintendo quanto do 32X, tem moldura só que no Super Nintendo a moldura é preta, (Igual no Star fox) e no 32X tem uma moldura com textura de pedras, na prática a área visível no 32X é maior! A paleta de cores do mega drive é um pouco menor que no SNes, mas os gráficos são muito melhores no mega drive! Não tem nem comparação!!! O 32X tem teto e chão com texturas, o Snes não tem chão nem teto, no máximo tem uns polígonos demarcando alguma área. As paredes no 32X tem melhores texturas, que no Snes. O campo de visão no 32X é bem mais amplo que no Snes, se no 32X você enxerga uns 10 metros a sua frente no Snes você encherga 5! O game no 32 é mais fluido. O game no 32 tem menu de configurações, e no Snes só opção de dificuldade. Ou seja em termos gráficos, de opções e de jogabilidade a versão do 32X é a mais próxima a versão PC, que é a versão de referência. A única coisa que o Snes ganha em relação ao 32X é a parte sonora, as músicas do Snes tem melhor qualidade, mas os efeitos sonoros são iguais. Se for usar um critério de pontuação para diferenciar os dois, o mais adequado seria. 1= Fraco, 2= Médio, 3= Bom
    Gráficos. (Qualidade Gráfica) Snes = 1 / 32X = 3
    Jogabilidade. (Fluidez) Snes = 2 / 32X = 3
    Extras. (Opções no jogo) Snes = 1 / 32X = 3
    Som. (Qualidade Sonora) Snes = 3 / 32X = 2
    Diversão. (Fator diversão) Snes = 3 / 32 X = 3
    Conclusão = Snes = 10 / 32X = 14
    No mais os games de ambos os sistemas são bons, são jogáveis! Quando se vai analisar um game, tem que se considerar a plataforma que se está analisando, e se a mesma foi bem explorada, ou foi mal explorada! Acredito que tanto o 32X quanto o Snes foram bem explorados, e oferecem algo bom, considerando o hardware de ambos.
    (Precisei retificar o texto, com a pontuação de 3 para gráficos no 32X)

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia temos ótimos emuladores, se alguém discordar de minhas afirmações é só colocar ambos para rodarem lado a lado.

    ResponderExcluir
  10. concordo com o veredito, o jogo no snes é mais fiel ao pc apesar de ter o framerate baixo e gráficos mais embaçados e falta de textura no cão, mesmo assim se vc comparar ambos com o do pc
    o do 32x esta muito diferente , falta muita coisa em tela como paredes , a primeira faze nem parece a do pc, não tem todas as faze , não tem o ultimo chefe gigante no qual esta presente na versão do snes resolução menor que no snes , musicas horríveis.

    o snes só perde no framerate e na nitidez , mais no geral, (fidelidade, som ) até gráficos mais parecido com o do pc o do snes ganha.

    ResponderExcluir
  11. Basicamente o do Mega e melhor ... mas só se vc for surdo e enchergar em preto e branco

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.