Search

Fazendo Mod do GTA Vice City Android


(Atualizado 15/12) Hoje vou pôr um tutorial ensinando a fazer mods do novo Grand Theft Auto Vice City para o sistema Android. Talvez funcione com a versão de iOS também, não sei e não posso confirmar pois não tenho nada da Apple. Então, let's GO!

ATENÇÃO: Não me responsabilizo se você detonar seu jogo fazendo Mods usando esse tutorial, faça por sua conta e risco. Antes de começar o tutorial, faça um Backup do seu arquivo .obb em um local seguro.


Programas usados

TXD Workshop - Vamos usar esse carinha aqui para editar arquivos no formato TXD.
Img Tool - Esse programa serve para extrair os arquivos IMG e repacotar também.
Zanona Modeler - Serve para editar modelo dos carros (arquivos DFF).

Para fazer o tutorial, É ESSENCIAL que você tenha os programas TXD Workshop e o IMG Tool. Os outros programas não vamos usar aqui. Baixe o Zanona Modeler apenas se você quiser fazer o seu próprio veiculo, caso você só queira adicionar um Mod já pronto, não precisamos dele.

Extraindo os arquivos - ANTIGO

ATENÇÃO -> A nova versão já vem com os arquivos na pasta android/data/com.rockstargames.gtavc/files. Se você ainda usa o arquivo .obb, extraia o contéudo dele nessa pasta, conforme mostro abaixo. Use a versão mais nova do APK.

O nosso primeiro passo, é extrair os arquivos para que possamos trabalhar. O data do jogo é um arquivo bruto, com extensão ".obb". Você provavelmente nunca viu isso na sua vida, não é? Extrair esse arquivo é muito simples. Basta renomear o arquivo para ".zip" e extrair normalmente. Extraia o arquivo em uma pasta de fácil acesso, por exemplo "C:\GTA ANDROID". Assim vai facilitar pra explicar no tutorial.

Fazendo MOD dos veiculos e outros

Vá na pasta "texdb". Pronto, lá no final vai ter um arquivo chamado "veh_high.img". Abra o programa Img Tool, que você baixou, e com o programa aberto vá em "File > Open" e selecione o arquivo "veh_high.img".

Se tudo seu certo, você vai ver isso:


Os arquivos .DFF, são, basicamente os "modelos" dos carros, e os arquivos .Col são as cores.

Selecione o arquivo que você quer modificar. Por exemplo, se você baixar um Mod do carro da policia, vai ter um arquivo "police.dff" para você usar. Então você deve selecionar o "police.dff" no ImgTool e aperta delete. Agora vá em "Commands > Add" e selecione o arquivo que veio junto com o Mod. Depos de ter feito todas as substituições, vá em "Commands > Rebuild Archive" e clique em "YES".

Note que na mesma pasta do arquivo "veh_high.img", você vai encontrar os arquivos "weap_high.img", que tem todas as armas, e o "ped_high.img", com os modelos dos pedestres, e é também onde fica o arquivo player.dff, que é usado em Mods do personagem. O arquivo "cut_high" tem arquivos das cutscenes, e o "gta3.img" tem diversos arquivos usados pelo jogo.

Você edita todos esses arquivos do mesmo jeito que fez com o de veículos, não tem mistério nenhum :).

Editando arquivos TXD

Os arquivos TXD desse jogo ficam na pasta "models" e na pasta "txd".

Caso você já esteja com o Mod pronto e só queria substituir, não precisa abrir com o TXD Workshop, apenas substitua o arquivo.

Para modificar arquivos TXD, basta abri-los com o TXD Workshop (clique em Open TXD), e você vai ver uma série de imagens usadas no jogo. Note que você não pode editar elas no programa, você deve extrair (sempre extraia em PNG), editar em um programa de sua escolha, e voltar a adicionar para o arquivo sua imagem modificada (clicando em Import). Sempre lembre de clicar em "Save TXD" para que suas alterações sejam salvas.

Editando Skin

Dentro da pasta "models/generic", basta substituir o arquivo "player.bmp" pelo que vem com o seu Mod. Em alguns casos, é necessário também substituir o arquivo player.dff, que fica dentro do arquivo "ped_high.img". Faça do mesmo jeito que eu ensinei na parte de "MOD de veículos e outros".

Concluindo

Pronto, depois de modificar os arquivos, copie tudo que você modificou para pasta Android/data/com.rockstargames.gtavc/files.

Espero que tenham gostado do tutorial, se quiserem colocar em seu site/blog, fique a vontade, mas coloque meus créditos ;) E qualquer dúvida, é só comentar!

19 comentários:

  1. Olá, bom dia! Eu tenho o GTA Vice City no meu tablet (android 4.0), não tenho medo de o modificar (pois tenho o backup). Vi que seu blog foi um dos primeiros a tocar no assunto de mod para este jogo do android, vi que os mods antigos já sumiram tudo da internet (tais como o Grand Theft Auto Underground 2 Vice City + Xtreme Tuning, que é o que eu mais queria).
    Vou acompanhar o blog, se for possível deixar de uma maneira mais fácil e simples (só extração de arquivos já prontos), ficaria bem melhor e mais fácil para realizarmos as modificações. Desde já agradeço o post!

    ResponderExcluir
  2. Quando sair o data oficial da Rockstar para o Android eu vou atualizar o post, pelo que eu sei esse data que colocaram e da versão de iOS. Qual a dúvida que você teve com relação a extração dos arquivos?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel Dark. Primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial. Já realizava mods desde o GTA III PC, gracas a este tutorial pude relembrar alguns passos. Notei que a estrutura esta bem diferente, não estou conseguindo localizar os arquivos txd dos veículos a serem substituídos. Poderia me ajudar? Abrcs.

    ResponderExcluir
  4. GKATO e smikee -> Já atualizei o post, agora o tutorial está bem mais completo, dêem uma olhada.

    GKATO -> Qual é o nome do arquivo que você está procurando?

    ResponderExcluir
  5. Gabriel Dark. Muito obrigado pela sua atenção.

    Estou me referindo aos arquivos .txd que acompanham os mods de veículos, onde minha dúvida é onde encontrar o banco de dados deste tipo de arquivo.

    Obrigado pela atualização deste tutorial, mas estou tendo problemas, seguindo exatamente suas instruções, quando o carro modificado for aparecer durante o jogo, o mesmo simplesmente trava, substitui os arquivos .dff e .col do banco de dados Veh_high.img, deletando os arquivos originais, somente. Os arquivos da pasta DATA estão originais. Já tentei com 2 mods e não obtive sucesso.

    Estou realizando outras tentativas, caso eu conseguir algo, te aviso.

    ResponderExcluir
  6. Hehe eu na verdade não tenho dificuldade na modificação de arquivos, edição, programação, etc. É que na verdade eu trabalho e estudo o dia todo, não me sobra muito tempo para realizar esse simples feitio. Quando tenho tempo, cuido da família. O que eu gostaria se for possível é eu extrair os arquivos do gta vice city em uma pasta no pc (os que ficam no android), instalar um mod assim como era antigamente ou então só extrair uma pasta com o mod pronto e substituir os arquivos originais do gta e depois contrair denovo para obb e fazer o processo certo para colocar de volta no tablet. Se não for pedir muito e você tiver novidades sobre isso, ficarei muito feliz! Um abraço e obrigado pelos posts antigos de vídeo games da minha época.

    ResponderExcluir
  7. GKATO -> Acho que sei qual é o problema, quando o arquivo é maior que o original, o jogo para de funcionar. Aconteceu comigo algumas vezes. Tem algo a ver com o arquivo OBB esse problema.

    Eu fiz o primeiro MOD, e disponibilizei para download, aqui:
    http://gamebots.blogspot.com.br/2012/12/mod-do-gta-vice-city-para-android.html

    ResponderExcluir
  8. Cara eu tenho o jogo em .obb oq tenho q fazer para rodar o jogo no /files?
    vlw cara ;)

    ResponderExcluir
  9. Anonimo, primeiro baixe e instale/atualize o apk 1.0.2 caso você ainda não tenha, e renomeie seu arquivo .obb para .zip, e extraia ele na pasta "Android\data\com.rockstargames.gtavc\files"

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado!
    mas os Mods não estão tendo sucesso
    os Mods vem com um arquivo .txd e não sei se eh necessário substituilos...
    obd pela ajuda

    ResponderExcluir
  11. Tem que substituir, os arquivos txd do jogo ficam na pasta txd e models. Dê uma olhada nos mods que eu coloquei já prontos aqui no blog, eles eu já testei e estão funcionando.

    Aqui: http://gamebots.blogspot.com.br/2012/12/mod-do-gta-vice-city-para-android.html

    ResponderExcluir
  12. Amigo, aonde ficam os arquivos TXD para substituir pelos os dos mods?

    ResponderExcluir
  13. eu renomeio o arquivo obb para .zip e mas aí dá erro na hora de abrir o arquivo com o winrar ou outros programas

    ResponderExcluir
  14. Estranho... Qual erro que dá? Tente descompactar com o 7Zip.

    ResponderExcluir
  15. É só descompactar os arquivos obb para pasta do gta vc, e depois você terá que ter algumas ferramentas para editar os arquivos da pasta Txd, como txdfucker, o ImgTool e o TXDWorkshop. Use o TXDWorkshop para extrair as texturas e o txdfucker para adicioná-las. (adicionar na mesma sequência do mod.) Em alguns casos terá que substituir algumas originais, mas não substitua uma textura difente com o mesmo nome. Por exemplo: uma textura do carro que você vai por, não pode ter o mesmo nome do carro que você já modificou se a mesma for diferente. Use o  ImgTool para substituir o arquivos dff. Por algum motivo só consegui rodar arquivos com menos de 500k no meu Galaxy S3.

    ResponderExcluir
  16. Naõ consigo achar os arquivos txd!eu tenho um arquivo com o nome hermes.txd e não encontro o arquivo original para substituí-lo!!

    ResponderExcluir
  17. Não consigo achar o arquivos .txd que quero substituir!o arquivo é hermes.txd e não acho o arquivo original pra substituir!

    ResponderExcluir
  18. Cara minha duvida é depois que eu renomiei para zip, como faço pra voltar ser um arquivo obb ?

    ResponderExcluir
  19. Da pra passa um site que poder baixar carros para gta VC Android

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.