Search

GCW Zero lançado!


Falei aqui no blog a um tempo atrás do GCW Zero, um console coberto de mistérios que ia ser Open, assim como o Pandora por exemplo, e que estava sendo criado por uma equipe. Bem, o console já foi lançado, e já esta sendo produzidas algumas unidades. A equipe está arrecadando dinheiro no Kick Starter para produzir o console em larga escala.

Ele é basicamente uma evolução do Dingoo, embora eles não tenham muita ligação. Porém, o sistema do GCW Zero é o Open Dingux, o mesmo sistema criado para o Dingoo baseado em Linux. Até mesmo o processador é da mesma empresa, Ingenic. Isso faz com que os aplicatiovos e emuladores para o Dingoo sejam facilmente portados para o GCW e vice-versa.

O principal problema que eu encontrei no GCW, foi a resolução da tela. 320x240 está bom para retro games, mas ele também emula PS1 e Nintendo 64, e esses consoles em uma resolução tão baixa, não ficam com uma imagem boa. Deviam ter colocado uma tela de no minimo 640x480. Eles disseram que colocaram essa baixa resolução, pois o preço seria maior, a bateria acabaria mais rápido, os gráficos de retro games iam ficar esticados, e ia dar mais trabalho para CPU.

Os controles são legais, tem 4 botões de ação, um analógico, um DPad, botões L e R, Start e Select. Deve garantir uma boa experiência de jogo, e deve ser ótimo pra jogar Nintendo 64. No caso do PS1, no entanto, vai fazer falta o L2 e o R2.

Outro ponto que eu acho que vão querer saber, é sobre a possibilidade de portar Android pra o GCW. Provavelmente não, pois o Android é um sistema para processadores Arm, e o GCW tem processador Mips, e a sua tela não sendo sensivel ao toque, iria ser um inferno só usar o sistema.

Um dos membros da equipe do GCW é Brasileiro, e está trazendo várias informações sobre o console direto dos desenvolvedores! Ele ainda vai tentar vender o portátil aqui por um preço camarada. Atualmente, seu valor é de 120 dólares. O blog foi fechado apenas pra galera da equipe e convidados.

Especificações:

CPU Ingenic JZ4770 de 1Ghz e arquitetura MIPS
GPU Vivante GC860 com OpenGL ES 2.0
Tela de 3.5 polegadas e resolução 320x240
Memória de 512mb DDR2
Armazenamento de 16GB, incluindo espaço reservado do sistema
Cartão de até 64gb
Saída Mini HDMI e USB Otg
Sensor de movimento (Acelerômetro)
WiFi (b/g/n)
Peso de 225 gramas
Bateria 2800 mAh

Obs: Informações de memória RAM e Armazenamento atualizadas.

Se você quiser saber mais sobre o projeto, e dar uma contribuição, clique aqui.

3 comentários:

  1. Estou ansioso para ver uma análise desse console em português, infelizmente existem detalhes que só podem ser notados com vídeos... Espero que ele possa ser vendido por um preço acessível.

    Mesmo assim acredito que será um excelente console, já imaginou jogar BomberMan 4 com um amigo pela internet? Seria bão demais da conta. Aguardo novidades =)

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que a produção do GCW já começou, espero que haja preços acessíveis para nós brasileiros... eu queria por as mãos em um desses aí.

    Já pensou jogar BomberMan 4 com um amigo pela internet? Provavelmente serão necessárias adaptações nos emuladores e no S.O. dele mas não tem importância...

    ResponderExcluir
  3. Sim, pelos videos que vi deu uma grande vontade de comprar... Só que como ja tenho o Android e o Dingoo... Mas ele parece que vai ser um ótimo console sim. E o Netplay vai ser show, tomara que tenha de Nintendo 64 para jogar Super Smash Bros e Mario Kart :)

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.