Search

A origem dos FPS 3D


Lembram que eu havia feito "O surgimento dos jogos 3D", estou fazendo uma continuação, dessa vez com os jogos FPS (First Person Shooter). Vou falar aqui um pouco das técnicas utilizadas para fazer os jogos, dar alguns exemplos e explicar como eram feitas essas técnicas, não vou falar do enredo de nenhum jogo (isso deixo para outro post), apenas usa-los como exemplo.

Os primeiros jogos de FPS foram feitos pela id Software lá para o Dos. Um dos primeiros foi o Wolfenstein 3D, que inclusive teve uma versão para Snes também. Esse jogo foi criado em 1992, em seguida veio Doom, que era bem melhor, tinha mais objetos, o cenário era mais trabalhado, tinha mais armas, tinha subidas e descidas no cenário, etc. A técnica utilizada para fazer esses jogos era o Raycasting, que criava um falso 3D.


Como antigamente os computadores mais modernos eram 386 que tinham capacidade de processamento baixa, além dos consoles no mesmo ritmo, era complicado fazer jogos em 3D. Para fazer, os programadores criaram varias técnicas para fazer um falso 3D. Temos o Pseudo 3D, o Mode 7, e agora vamos ver o Raycast.

Pense no Raycast como um tabuleiro de Batalha Naval. Temos quadrados dividos por coordenadas onde estão escondidos os navios. Pense em você em um desses quadrados. O jogo vai fazer uma busca até onde seu campo de visão alcansa, se não tiver nada, ele não desenha nada. Se tiver uma parede, ele desenha uma parede. Essas paredes são na verdade cubos. O tabuleiro usado como exemplo é como se fosse a fase, que nada mais é que um simples mapa. São plotadas texturas sobre os cubos para que fique mais real. Geralmente também existe um efeito de sombra, que são texturas mais claras ou mais escuras.

E quanto aos objetos e inimigos? Não se engane! Tanto os objetos quanto os inimigos encontrador no jogo são apenas imagens 2D com transparência. Para provar, tente ficar na frente de um objeto no jogo. Ao andar pro lado, repare que o objeto te acompanha, ficando sempre de frente para você. Os inimigos da mesma forma, sempre estarão olhando para você. Então pessoal, é isso. Espero que tenham gostado, e se houver alguns comentários eu vou fazer ainda outra continuação falando de toda a história do 3D, falando inclusive do Virtual Boy, 3DS e tudo mais! Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.