Search

Tartarugas Ninja (SNES vs. Mega Drive)


Hi! Agora é hora de fazer uma comparação entre um jogo feito pra dois consoles diferentes. No caso o jogo é o Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time. Teve versões tanto para Super Nintendo quanto para Mega Drive. O jogo foi feito pela Konami em 1992 para Super Nintendo, como um port da versão de Arcade. Foi lançada também uma versão de Mega com nome diferente, TMNT: The Hyperstone Heits.


História

Nesse jogo, o grande vilão Destruidor (Shredder) e seu aliado, Krang, sequestram  a Estátua da Liberdade, afim de atrair as tartarugas. Elas , vão resgatar a Estátua mas no meio do caminho eles são enviadas para outra dimensão, ficando presas no tempo!

Eu vou fazer ai uma comparação de cada console, para ver qual é a melhor versão do jogo pra qual console, dividido em cinco parte (Gráficos, Áudio, Jogabilidade, Animações e Número de fases - se tem todas ao do original ou tiraram 1, 3, 50... fases). So, let's begin!

Gráficos

Mega Drive - Aparentemente tem os mesmos gráficos ambos os consoles, mas essa versão de Mega tem mais sprites eu acho porque a animação da intro é maior (falo disso na parte animações, mas fora isso os gráficos são os mesmos). A resolução dessa versão também é maior que a de Snes, o que deixa melhor de jogar em telas grandes (mas a melhoria não é TÃO grande assim). Ponto pro Mega de qualquer forma.

Super Nintendo - Versão mais sem graça, a maioria dos gráficos são iguais os da versão MD, fora uns a menos por causa da questão da intro que eu ainda vou falar, e a resolução do Snes e consideravelmente menor também.


Áudio

O áudio (efeitos sonóros e músicas) dos dois consoles são praticamente iguais, porém em outros sites você pode ver pessoas dizendo que a versão de Snes tem o melhor áudio, porém a diferença é bem minima, mesmo assim ponto pro Super Nintendo. Também é possivel notar que o áudio do Snes supera o do MD em outros jogos, um bom exemplo é Doom.

Jogabilidade

A versão de Mega Drive é a que tem a melhor jogabilidade, além do jogo ser mais rápido na versão de Mega, o que torna a jogabilidade consideravelmente melhor. Porém, o Super Nintendo tem um controle melhor para jogar por causa dos botões L e R, mas mesmo assim o ponto vai para o Mega Drive.

Animações

Aqui o Mega massacra o coitado do Snes, mas vamos ver por partes qual é o melhor

Mega Drive - Intro muito mais trabalhada, aparece a estátua da liberdade desaparecendo aos poucos e ondulando, depois aparece ela sendo colocada no meio da cidade e o vilão fala uma menssagem aterrorizante e dá uma risadinha macabra, é quando aparece o quarteto de tartarugas assistindo a televisão dentro de seu escondirijo no esgoto (porque morar no esgoto?) e vendo tudo, claro que eles tem que agir.

Super Nintendo - Aparece apenas a estátua da liberdade sendo arrancada (ela é arrancada, e não desaparece como na versão de Mega com aquele efeito especial) e pula direto pra parte das tartarugas assistindo TV. Então, mais um ponto para o Mega Drive


Fases

Ambos os consoles tem as mesmas fases, iguais, então o ponto vai pros dois, eu não sei se seria a mesma quantidade da versão Arcade, mas como ela não está sendo analisada então não importa.

Outras coisas

Bom, a intenção desse post é mostrar a melhor versão para determinado console, e não dizer que um console é melhor que outro, um jogo só não poderia dizer isso. Enfim, os dois são bons, então o melhor é escolher sempre o que preferir, independente do resultado final, enfim. Se você achar que tem alguma cosia errada ou que a versão de Mega é um lixo, a de Snes é melhor e vice-versa comentário ta ai pra isso.

Qual o melhor?

Então, acho que o pessoal já sabe qual foi que ganhou, mas ambas as versões são muito boas, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Então, vamos aos pontos!

Mega Drive - 4/5 pontos - Ganhou principalmente por causa das animações extras
Super Nintendo - 2/5 pontos - Apesar de ter som e controle melhor, ainda perde

Resumindo, se você quer jogar eu recomendo a versão de Mega Drive, mas a versão de Super Nintedo também tem suas vantagens, escolha a que achar melhor.

Videos - Pra ver o video clique em "Leia mais..."


Ai, achei um video no Youtube perfeito, que mostra as duas versões, priemiro a des Snes e depois a de Mega Drive.

Créditos: Video por "fabiozanholo" & postagem totalmente feita por mim (Gabriel Dark). Imagens do SnesBR e outras tiradas por mim.

5 comentários:

  1. Ah, nostalgia!!! Jogava muito Turtles in Time na casa do meu primo que tinha um Super Nintendo. Bons tempos! Arisquei com emulador no PC. Ainda é divertido mais da uma saudade do controle do snes...

    Parabéns pelo blog!! Muito conteúdo de qualidade. Vai demorar pra ler tudo! Adorei as Retro Review. Como ja deve ter percebido sou pra lá de saudosista...
    Não sou evangélico mais de desejo sucesso, cara!

    P.S.: Você traduz jogos de snes? Se não estiver ocupado você poderia dar uma olhada na rom Shin Megami Tensei? É um jogo muito bom e desafiador, seria sensacional te-lo em portugues. Eu mesmo tentei traduzi-lo, mas ainda sou iniciante e so faltei arrancar os cabelos pra essa rom que parece que foi programada pelo capeta. o_O

    ResponderExcluir
  2. Valeu!
    Essa rom está em japonês, eu só sei traduzir roms do inglês :(

    ResponderExcluir
  3. Tem uma tradução para inglês, que é a que eu jogo. Taí o link:

    http://agtp.romhack.net/project.php?id=smt

    Cuidado! Só a versão 1.00 funciona! A 1.1 ta bugada logo no inicio!

    Os tradutores acabaram endoidando a rom e criando bugs que nem eles sabem como resolver. Mesmo assim da pra jogar até o fim sem problemas e o texto esta muito bom.

    Pelo visto traduzir isso é uma missão quase impossível... Estou torcendo para que a Atlus lance uma versão no ocidente para PSP, assim como fez com Persona 2. Ter esperança não vai me matar... acho... :/

    P.S.: Ainda lendo o blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu olhei essa versão traduzida e consegui encontrar parte do texto, precisa usar tbl.

    Eu upei o texto e o programa, para ver o texto baixe o programa desse link:
    http://www.mediafire.com/?t0vpe26gp5p5b9j

    Quando tiver baixado, extraia, abra o WindHex32.exe, Vai em File > Open file for Editing e abre a Rom. Em seguida vai em File > Open Table File > Table #1 e abra o arquivo "Shin Megami Tensei.tbl" que está na mesma pasta que o prgromama. Pronto! Depois é so procurar algum texto do jogo. Quando tiver terminado, basta ir em File > Save e testar a Rom!

    ResponderExcluir
  5. postagem totalmente ista!!!!!!!!!!!chega ser ridículo!!!!!!
    todo mundo sabe que a versão do snes é de longe muito melhor que a do megadrive.
    sendo que a do mega foi totalmente retalhada, como por exemplo: vc não pode jogar o inimigo na tela.
    o porte do snes é muito fiel ao árcade, inclusive a mídia considera a versão do snes superior ao árcade , pois teve varias stagios adcionados. coitado do mega!!!!!!!!! só um louco pra dier que o do mega é melhor!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkk que deprimente

    ResponderExcluir

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.